Quando o Papa Francisco convocou o “Jubileu 2025: Peregrinos da Esperança”, na sua carta de 11 de fevereiro de 2022, dirigida a dom Rino Fisichella, ele pediu que os dois anos que precedessem o Jubileu fossem dedicados à redescoberta do ensinamento do Concílio (2023) e à oração (2024).
Na Igreja do Paraná, os bispos assumiram o projeto “Cadernos do Concílio em videoaulas”, com aulas em vídeo sobre cada um dos 34 subsídios da série “Cadernos do Concílio”. E, para 2024, decidiram que cada diocese teria suas próprias iniciativas para animar o Ano da Oração em âmbito local.
Para colaborar nas iniciativas, o Regional Sul 2 da CNBB enviou para a Ação evangelizadora das dioceses um projeto com a sugestão de atividades, a partir dos “Cadernos sobre a Oração”. Uma coleção de 8 subsídios, produzida pelo Dicastério para a Evangelização e publicada, no Brasil, pela Edições CNBB.
Lives formativas e celebrativas
Na arquidiocese de Maringá (PR) foi promovida uma série de oito celebrações, intitulada: “Vivências sobre a oração”. Elas foram realizadas nos meses de outubro e novembro na paróquia Cristo Ressuscitado, em Maringá (PR), e transmitidas pela TV Evangelizar e pelas redes sociais da arquidiocese e da Rádio Colméia.
Nas celebrações, presididas pelo arcebispo dom Severino Clasen, a pregação da Palavra teve como foco a oração, apontando passos para o crescimento na intimidade com o Senhor. Clique aqui para acessar a playlist com a transmissão das celebrações.
Na diocese de Paranaguá (PR), foi realizado um ciclo de catequeses temáticas sobre a oração. Os encontros aconteceram na paróquia São Pedro, em Matinhos (PR), e foram transmitidos pelas redes sociais. O primeiro encontro aconteceu no dia 16 de julho, no qual o bispo diocesano, dom Edmar Peron, apresentou a bula de proclamação do Jubileu 2025. Os demais encontros aconteceram entre 30 de julho e 5 de novembro, com o tema dos 8 Cadernos sobre a Oração. CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR A TRANSMISSÃO DO PRIMEIRO ENCONTRO.
A diocese de Guarapuava também realizou uma série de nove lives formativas com os temas dos Cadernos sobre a Oração. As transmissões foram veiculadas pelas redes sociais da diocese e pela rádio Cultura FM 94,3. A abertura da série, no dia 12 de agosto, foi com o bispo diocesano, dom Amilton Manoel da Silva, CP, que fez uma apresentação geral sobre o Ano Jubilar. As demais lives foram ministradas por especialistas na área e aconteceram entre os meses de agosto e dezembro. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR AS LIVES. No mesmo período, foram realizadas Vigílias Eucarísticas no último final de semana de cada mês (de sábado para domingo), em todas as 48 paróquias da diocese, com temas específicos, como: oração e família; oração e juventude, etc.
Podcasts com tema da Oração
A arquidiocese de Londrina (PR) realizou uma série de podcasts, publicados nos meses de julho a novembro, sobre o Ano da Oração. O primeiro podcast teve como entrevistado o arcebispo de Londrina e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, que abordou o tema da bula papal de proclamação do Jubileu Ordinário do Ano 2025. Os demais episódios trataram sobre os Cadernos sobre a Oração, com entrevistas a padres da arquidiocese. Os podcasts estão disponíveis no canal do Spotfy da Arquidiocese de Londrina.
Retiro sobre o Ano da Oração
A diocese de São José dos Pinhais realizou um retiro sobre o Ano da Oração com o tema: “Ensina-nos a rezar”. O retiro reuniu lideranças das pastorais, movimentos, associações e organismos das diversas paróquias da nossa diocese, no dia 21 de setembro no Seminário Imaculada Conceição, na Fazenda Rio Grande (PR), e foi assessorado pelo padre Leonardo Willian Mariano.
Além do retiro, nas redes sociais da diocese foram publicados posts com pequenas frases do bispo diocesano, dom Celso Antônio Marchiori, sobre o Ano da Oração. Esses posts também foram amplamente divulgados pelo WhatsApp, em grupos da diocese, comunidades e listas de transmissão.
Atividades missionárias sobre a Oração
A Diocese de Toledo (PR) mobilizou catequistas, animadores vocacionais, missionários, casas de formação, demais pastorais e movimentos a redescobrir a centralidade da oração. O meio encontrado para cumprir tal objetivo foi a inserção da proposta na Missão Vocacional (MOVA 2024), um projeto diocesano de grande repercussão em sua segunda edição e que é inspirado no Ano Vocacional. Deste modo, a diocese conseguiu manter mais de 130 pessoas empenhadas nas atividades missionárias a respeito do que é o Ano Santo e a força da oração para a fé cristã.
Nos meses de maio a agosto, as 32 paróquias, em 19 cidades, receberam as atividades que se concentraram no tema “Oração: Alegria do Coração” e o lema “Ó Deus, cria em mim um coração puro” (Sl 50,12). O objetivo foi de realçar nos fiéis o sentido da oração pessoal e comunitária.
Foram realizadas catequeses sobre a oração; nas paróquias foi montado um ambiente chamado de: “Tenda da Oração”, um espaço para que as pessoas pudessem realizar a adoração ao Santíssimo Sacramento; nas celebrações eucarísticas, os participantes da Missão – crianças, adolescentes e jovens – colocaram numa caixa os nomes daqueles que estavam presentes no evento, como forma de incluí-los em suas orações a Deus. Por sua vez, em rito próprio, os pais renovaram o compromisso de educar os filhos na fé. Ao final, a garotada recebeu a “Capelinha da Esperança”, contendo o roteiro para o “Oferecimento do dia” e “Agradecimento do dia”.
Outras iniciativas
Na diocese de Campo Mourão (PR), foram produzidos folders sobre o Ano da Oração, com um conteúdo para ser lido antes das missas a cada 15 dias; assim como foi distribuído nas paróquias um material sobre a oração, a fim de que as famílias pudessem aprofundar suas práticas de oração durante a semana. Além disso, foi realizado o estudo dos Cadernos sobre a Oração, por meio de vídeos gravados pelos seminaristas. E o retiro dos padres da diocese teve a temática sobre o Ano da Oração. Confira abaixo alguns dos subsídios produzidos.
Na diocese de União da Vitória (PR) foi promovido o estudo dos Cadernos sobre a Oração nas reuniões do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE). A Romaria Diocesana, que teve como objetivo a preparação para o Ano Santo, também teve como tema “Oração; Fortaleza do Cristão” e o lema “Senhor, ensina-nos a rezar”.
Na diocese de Palmas-Francisco Beltrão (PR), o bispo, dom Edgar Xavier Ertl, pediu para que todas as paróquias, nas diversas celebrações, refletissem a Oração do Pai-Nosso. Por isso, a maioria, em suas novenas dos padroeiros, refletiu sobre os sete pedidos do Pai-Nosso.
Jubileu 2025
O Jubileu 2025 é o Ano Santo que marca os primeiros 25 anos do século XXI. O tema escolhido pelo Papa Francisco é “Peregrinos da Esperança”. “Devemos manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente”, disse o Papa sobre a escolha do tema.
O Jubileu será oficialmente inaugurado no dia 24 de dezembro de 2024, com o rito da Abertura da Porta Santa da Basílica Papal de São Pedro pelo Santo Padre, que presidirá depois à celebração da Santa Missa na noite de Natal do Senhor, no interior da Basílica. Em todo o mundo, as dioceses se prepararam para fazer a abertura do Ano Jubilar no domingo seguinte, dia 29 de dezembro.
Para saber mais sobre o Jubileu 2025, leia a “Bula De Proclamação do Jubileu Ordinário do Ano 2025 – A esperança não engana”. CLIQUE AQUI PARA ACESSAR.
Karina de Carvalho Nadal – Jornalista da CNBB Sul 2