Aconteceu no último domingo, 24 de novembro na Paróquia São João Batista em São João do Triunfo, PR, o Encontro para Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECES) Setor São Mateus que abrange as paróquias das cidades de São Mateus, São João do Triunfo, Rio Claro do Sul – Mallet, e Antônio Olinto, onde estiveram presentes 215 MECE’s.
O encontro teve início às 7h30min, onde todos os participantes foram recepcionados com o café da manhã.
O momento central do encontro foi às 9h com a Celebração da Santa Missa presidida pelo Pe. Diego R. Nakalski, Vigário da Paróquia São Mateus, que reforçou o compromisso que todos os presentes tem com o serviço ao altar e à comunidade. Logo após a celebração contou com a animação do encontro com Adriana Nadolny de Souza da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de São Mateus do Sul e Irmã Maria de Fátima dos Santos, das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, da cidade de São João do Triunfo.
Logo após, iniciou-se a primeira palestra com o tema do encontro “Oração necessária condicional e Vital”, onde Pe. Diego trouxe reflexões edificantes para a caminhada dos Ministros e sobre a importância de cada um para a Igreja, seguido também para a Leitura Orante da Palavra e os passos para uma boa leitura bíblica, que são Leitura, Meditação e Oração.
“Não esqueçamos que na Leitura Orante a oração é a resposta da Palavra de Deus lida e meditada”, disse Pe. Diego.
Às 12h foi partilhado o almoço em espírito de fraternidade e alegria.
O retorno das atividades foi marcado por momentos de animação às 13h30 e em seguida dando início ao segundo tema trabalhado “Oração na Vida do Cristão”, conduzido pelo Diácono Agostinho Basso, da cidade de Irati, pertencente à Diocese de Ponta Grossa, que trouxe orientações práticas e palavras inspiradoras para a missão dos Ministros da Eucaristia.
Além de tratar o tema com leveza e muita descontração, uma das tantas palavras que ele usou, em sua sábia explanação foi: “O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística é um Guardião do Tabernáculo. É aquele que leva esperança para as pessoas principalmente aos doentes e idosos, ou seja, levando Cristo a aqueles que estão impossibilitados de ir à Igreja”.
Irmã Maria de Fátima, que esteve presente durante todo o encontro com muita gratidão a Deus por este momento de formação, espiritualidade e comunhão, comentou:
“O encontro foi um enriquecimento muito grande, todos puderem ver novamente a importância do Ministro da Eucaristia em cada comunidade, tendo em mente que não é somente estar no altar, e sim levar Jesus aos doentes. É estar disposto a ajudar os sacerdotes nas visitas a quem necessita, em meio a tantos compromissos e afazeres que os padres tem, fazendo com que ficamos mais próximos destas pessoas que tanto precisam de ajuda”.
Que os frutos deste encontro se manifestem no zelo e na dedicação de cada Ministro da Sagrada Comunhão, fortalecendo a unidade da Igreja.
Texto: Irmã Maria de Fátima dos Santos
Congregação das Irmãs Franciscanas
da Sagrada Família de Maria