A paróquia nossa senhora do Rocio celebrou do dia 6 ao dia 14 de novembro o Novenário em honra a Nossa Senhora do Rocio, Padroeira da comunidade e do estado do Paraná. Foram 9 dias intensos com muita fé, oração e devoção à nossa senhora do Rocio, onde muitas pessoas participaram e se emocionaram durante as novenas, mostrando claramente o quanto são envolvidas pelo amor de nossa senhora venerada como Nossa Senhora do Rocio.
No decorrer dos dias oito padres diocesanos estiveram presentes celebrando no Novenário, fechando então a 9º noite com a Santa Missa, Novena e a Coroação de Nossa Senhora com a presença de Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano.
No dia 15 a comunidade realizou uma bela carreata e Missa Solene em honra a Nossa Senhora do Rocio concluindo assim as festividades da Padroeira do Paraná.
Segundo o padre Emerson Toledo pároco da paróquia o sentimento que toma conta do coração de todos é de gratidão a Deus por tudo o que ele permitiu viver nesse belo Novenário a Nossa Senhora do Rocio. “Muitas pessoas tocadas renovadas em sua fé e esperança, certas de que a Virgem Maria está sempre presente em nossa vida caminhando conosco. O tema do novenário foi COM MARIA PEREGRINOS DA ESPERANÇA E PROMOTORES DE UNIDADE E DE PAZ, lembrando-nos de que somos peregrinos neste mundo rumo a eternidade. Peregrinos do eterno que ao peregrinar por esse mundo como discípulos de Jesus devemos promover a unidade entre nós para que o mundo creia e tenha paz”.
Esmeralda Aparecida Azeredo Zamboni, comentou também sobre a forte devoção que tem em Nossa Senhora do Rocio
“Minha devoção à Nossa Senhora do Rocio, iniciou há 33 anos, quando me tornei paroquiana. Sempre participei ativamente de Pastorais ou Movimentos, os quais me trouxeram grandes experiências, aprendizagens e fortalecimento na minha FÉ e em todas as festividades dedicadas à padroeira, procurei me fazer presente com minha família.
Nos Novenários em honra à nossa padroeira, Nossa Senhora do Rocio, participamos também intensamente durante as nove noites. Durante a terceira noite do Novenário de 2023, decidi e comuniquei a responsável pela organização, que iria doar o manto de Nossa Senhora, tornando mais ainda, uma noite inexplicável por palavras, família toda emocionada, sentíamos seguros nos braços da mãe do Rocio. Abraçamos juntos a Imagem, coração palpitante, lágrimas de afeto, segurança e apoio escorrendo em nossos corações.
A cada noite, através das belas mensagens que cada celebrante partilhava, eu sentia como a alegria estampada no rosto de Maria. A cada Ladainha entoada, minha alma irradiava tranquilidade, esperança e gratidão.
Vários momentos, percebi o sorriso maternal da Mãe em minha direção, como se estivesse em seu colo, sendo acariciada por suas mãos.
Foram três momentos que me tocaram fortemente: a troca do manto, a procissão luminosa e a coroação.
No manto por várias vezes, eu vi, gotículas de orvalho. Na procissão, observando a imagem da padroeira, eu senti a Mãe Peregrina em nosso meio. Na coroação, senti a realeza de Maria, nossa Santíssima MÃE.
A Mãe do Rocio me ensinou a rezar, a pedir sua intercessão e acreditar que tudo o que a mãe pede, o filho atende.
Estou fortalecida na fé e a cada dia mais renovando minha esperança em busca de muita paz…”
Texto e Fotos: Pe. Emerson de Toledo
Pároco da Paróquia N. Sra. do Rocio
GALERIA DE FOTOS: