No dia 16 de novembro, reuniram-se na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, os membros pertencentes ao CDAE (Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora) para a penúltima reunião do ano, onde teve início às 8h da manhã com o café da manhã e encerrando com o almoço.
Na primeira hora do encontro, Pe. João Francisco Sieklicki, Coordenador da Ação Evangelizadora iniciou a reunião dirigindo a Oração da Laudes (Manhã), onde aconteceu o momento de espiritualidade. Em seguida relatou sobre a importância de cada membro ali presente, comentando sobre Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano não estar presente no encontro por estar no 7º Congresso Regional da Pastoral Familiar, em Apucarana.
Padre João Francisco lembrou os assuntos que foram tratados na reunião anterior e disse que na próxima devem ser planejados e organizados as reuniões e eventos diocesanos para o próximo ano.
“As Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos são pequenas ações do que é ser Igreja, portanto, todo planejamento é fundamental. Precisamos conhecer os Movimentos para sabermos como agir, todos interligados formam o corpo de Cristo”.
“Devemos ter o espírito de sinodalidade e unidade que é caminhar sempre juntos, ouvindo sempre a voz do Espírito Santo para que hajamos de acordo com a vontade de Deus”, disse padre João Francisco, incentivando a se manterem sempre em união uns com os outros.
O primeiro assunto a ser tratado foi sobre o Pilar da Missão que será vivenciado por toda a Diocese em 2025. Padre João fez uma breve introdução do que será o Pilar da Missão e após cada participante fez a leitura e reflexão sobre os trechos do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora sobre o Ano da Ação Missionária, que será uma profunda oportunidade para vivenciar a Igreja em saída.
O próximo assunto que foi tratado e que está interligado ao Pilar da Missão é sobre o Ano Santo de 2025, que terá abertura na Diocese de União da Vitória no dia 29 de dezembro de 2024 e terá como lema: “Peregrinos da Esperança”.
“Precisamos ser peregrinos da esperança, porque se não tivermos esperança estaríamos em um mundo escuro. Devemos fomentar de acordo com o Evangelho, afinal, devemos crer em Cristo e sermos positivos, com animo em nossos objetivos de pastorais”, disse padre João Francisco.
Padre Emerson, Assessor do COMIDI (Conselho Missionário Diocesano) Cristian, Coordenador Diocesano e Tadeu, Membro do COMIDI falaram sobre os planos do COMIDI para 2025, traçando os objetivos que será vivenciado no Pilar da Missão.
“A missão é uma experiência de fé, pois só vamos conseguir frutos se fizermos tudo através da fé, e com isso o trabalho da missão deve ser um pouco mais amplo, abraçando as causas sempre para melhorar desenvolver o trabalho”, disse padre Emerson.
Com base na fala de Tadeu, no decorrer do ano de 2025, deve haver no mínimo dois encontros de formação durante o ano, para que sejam uma base para os membros das Pastorais estarem se fortalecendo, tanto em trabalho como o lado espiritual, sugerindo então a ideia de dois encontros durante o ano, sendo um voltado para a área espiritual e outro para a área de formação. Sugerindo também para as outras Pastorais, Movimentos, Organismos e Serviços da Diocese.
Como objetivo para o Ano Missionário, Padre Emerson, junto do coordenador do COMIDI e alguns membros, pediram para os demais coordenadores e assessores ali presentes para que se envolvam todos de diferentes maneiras, tornando o Ano Santo ainda mais interessante ao chamado das pessoas.
Padre João Francisco aproveitou o momento e relatou sobre a importância da Pastoral da Comunicação no decorrer deste tempo: “Todos devem ter o espírito missionário. A Pastoral da Comunicação deverá se manter sempre ligada no decorrer dos acontecimentos, para mostrar que as ações estarão acontecendo, promovendo então o espírito de comunicação, mantendo as pessoas conectadas a Deus, comunicando sua graça ao próximo, considerada o papel de missionariedade e anunciando o amor de Deus para as pessoas”.
Outro Movimento interligado ao COMIDI é a IAM (Infância e Adolescência Missionária) que é composto por crianças e adolescentes que desde pequenos buscam a missionarieddade para evangelizar mais crianças, onde Irene Araújo, Coordenadora estava presente e relatou em breves palavras de como foi o ano de 2024, o qual foi comemorado 20 anos do Movimento.
Dando continuidade aos preparativos para a Abertura do Pilar da Missão na Diocese, o coordenador comentou que a Missa de Abertura será no dia 22 de fevereiro, às 16h na Catedral Sagrado Coração de Jesus, e no dia seguinte 23 de fevereiro será o Retiro para Missionários do COMIDI, que será assessorado pelo Padre Valdecir Badzinski, da CNBB Sul 2.
“A missão de todas as Pastorais é levar Cristo a ser conhecido”, disse o coordenador do COMIDI.
Durante as apresentações das propostas sobre o Pilar da Missão, houve debates, perguntas sobre as dúvidas que surgiram no decorrer do encontro, sugestões e ideias das demais pessoas, deixando então outros assuntos pertinentes a serem discutidos na próxima reunião que tem data marcada para o dia 07 de dezembro.
“A missão já acontece, mas sempre é preciso fomentar mais. Devemos ir até o encontro das pessoas, ser missionários, visitar, convidar, fazer a nossa parte, ter iniciativa, sem esperar somente dos padres”, concluiu Pe. Emerson.
Ao término da reunião Padre João Francisco fez as considerações finais e abençoou a todos.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS: