Na tarde do dia 14 de novembro sob convite do Professor Tadeu Rafael Cordeiro, que ministra a Disciplina de História da Filosofia no Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno (IFTSAM), os acadêmicos: Fernando, Mateus e André do 2º ano do Curso de Filosofia, realizaram uma visita ao Parque Ecoturístico Municipal São Luis de Tolosa localizado no município de Rio Negro-PR.
O local, conta com trilhas para caminhada, espaços de lazer, cultura, onde em seu interior se encontra o Cine Teatro Antônio Cândido do Amaral que é aberto ao público, a Capela Cônego José Ernser e ainda a obra: “Cidade de Belém ou Presépio de Palha” que foi criada pelo artista Meinrad A. F. Horn, que conta com aproximadamente 1.700 personagens em palha de milho. Os personagens retratam a vida e o cotidiano da época do nascimento de Cristo e o trabalho é resultado de minuciosa pesquisa sendo a principal finalidade da obra transportar as pessoas ao passado.
O ponto áureo da visita foi conhecer o interior do prédio do Seminário Seráfico São Luis de Tolosa, que foi tombado como Patrimônio Histórico e Cultural do município em 1978. O prédio, restaurado em 1999, passou a abrigar oficialmente a Prefeitura Municipal de Rio Negro.
A construção do seminário é imponente chamando a atenção logo na chegada. Um belo registro arquitetônico que carrega consigo muita cultura e história. Fundado por padres franciscanos oriundos da Alemanha, o Seminário teve suas origens em Blumenau (SC).
O espaço da edificação na cidade era considerado acanhado, a temperatura elevada da cidade bem como a dificuldade em instalar um instituto mais moderno foram causas apontadas para a busca de outra cidade que abrigasse a grande procura pelos estudos primários e secundários do “Collegio Seraphico”, sendo escolhido assim, a cidade de Rio Negro, devido a logística e a proximidade com a linha férrea.
Em 1918 teve início a construção da edificação com aproximadamente 10 mil metros quadrados, com duas alas, quatro pavimentos e três torres.
Em 1923 o “Collegio Seraphico” iniciou as aulas para os 118 seminaristas vindos de Blumenau. O espaço construiu sua história enquanto seminário franciscano e importante espaço de formação até a década de 1970, quando encerrou as atividades, tendo sido seus alunos absorvidos pelos outros seminários da Província Franciscana.
Os seminaristas, contentes por poderem estar desfrutando deste passeio que interfere muito em seus estudos comentaram:
“Foi muito importante para mim a realização da visita realizada em Rio Negro, pois momentos como esse proporcionam a integração da teoria com a prática,ou seja, aquilo que é aprendido na sala de aula torna-se visível e faz com que se possa assimilar os aspectos históricos e culturais da Igreja,bem como a sua representatividade no desenvolvimento da sociedade“, comentou André David Piskorz, Seminarista acadêmico de Filosofia.
“Particularmente foi muito importante nossa visita a prefeitura de Rio Negro, espaço que antes abrigava um seminário franciscano e que ainda guarda muitas memórias e histórias que fazem enriquecer nossa caminhada vocacional. Além disso, colabora com nossa formação acadêmica colocando em protagonismo a dimensão cultural ao qual somos chamados a desenvolver para colaborar com desenvolvimento social“, concluiu Welerson Fernando Giovani.
Durante o passeio, professor Tadeu, junto dos seminaristas tiveram a honra de encontrar, conhecer e tomar um chá com o atual prefeito de Rio Negro Ex. Sr. James Karson Valério, também Professor de Filosofia, o qual foi muito atencioso e prestativo e acompanhou a visita mostrando algumas curiosidades da edificação.
“A visita ao antigo seminário foi muito enriquecedora, julgo eu que a prefeitura de Rio Negro foi a escolha propensa para a materialização de uma parte da história da filosofia, de alguns de seus conceitos. Por ser um espaço que respirou filosofia por tantos anos e por sua arquitetura o ambiente favoreceu alegorias com o conteúdo prático adquirido em sala de aula“, disse Mateus Nestor de Macedo
“Nosso agradecimento à secretaria de Cultura de Rio Negro e a todos os servidores que possibilitaram esta visita incrível”, concluiu Tadeu.
Texto e Fotos: Tadeu Rafael Cordeiro
Professor de História da Filosofia