No dia 17 de novembro, aconteceu na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em União da Vitória, o 1º DNJ (Dia Nacional da Juventude) Setorial, com o tema: “Juventudes na Cultura do Encontro”.
O encontro teve início as 8h com café e contou com pessoas de todas as idades e de grande parte das paróquias da diocese.
Após uma animada recepção do Grupo de Jovens Coração Jovem do Altíssimo (CJA) da Catedral Sagrado Coração de Jesus e da Comunidade Católica Shallom, que veio da cidade de Ponta Grossa, todos participaram da récita do Santo Terço, onde foi conduzido pelos participantes.
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Cristian Majolo Boniatti, Assessor do Setor Juventude da Diocese de União da Vitória e concelebrada pelos padres Douglas Ribasz, Vigário Paroquial da Catedral e José Chipanski que teve início às 10h. Durante todo o encontro os padres também estavam à disposição para atender confissões de todos os que desejassem.
Padre Cristian, contente com a presença de tantos jovens que disseram “sim” para Jesus, comentou: “Que estes jovens que aqui vieram, possam voltar para suas paróquias participando dos seus grupos de jovens e movimentos de expressões jovens alegres nesta caminhada. Aguardamos todos para o próximo DNJ que será em dezembro na cidade de Rebouças. Deus abençoe a todos.”
Ao término da Santa Missa, foi dado continuidade ao encontro, com a pregação de uma das integrantes da Comunidade Católica Shallom, abordando assuntos referente ao lema do DNJ “O diálogo nos aproxima e ajuda na construção de um mundo novo”.
Após o almoço, todos os jovens presentes participaram de mais pregações, animações e orações que fizeram com que todos se sentissem de fato cada vez mais próximo de Deus e com o coração transbordando de alegria.
Uma das atividades inclusas para o Dia da Juventude foram vários grupos de oficinas que abordavam temas diferentes. “As oficinas serviram para que os jovens se conhecessem e se ajudassem de acordo com as vivências dos desafios que muitas vezes encontram no dia-a-dia, e deixando claro o objetivo de participar de grupos de jovens e ter amizades que somam, tanto para ajudar a amenizar e a solucionar problemas que muitas vezes achamos que é o fim, como também para acompanhar-nos em nossa vida e caminhada de Igreja”, disse uma das jovens da organização do encontro.
Dando sequência ao DNJ, após uma breve apresentação de todas as oficinas realizadas e o objetivo que cada uma trazia para ser trabalhado, houve a última pregação que foi realizada por Eduarda, uma das participantes que faz parte do Treinamento de Liderança Cristã (MINI TLC) que trouxe como tema de sua fala “Onde quer que permaneças, permanecerei contigo” (Rt 1,16).
Um momento muito esperado por todos foi a Adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzido pelo Diácono Daniel da Rosa, onde todos se entregaram a Deus através de uma linda Adoração, com oração e canções que despertavam a graça e o amor que cada um sente por Deus. “Essa oportunidade que foi dada aos nossos jovens é uma oportunidade muito rica, tendo em vista que tudo que teve neste dia foi algo grandioso, pois é baseado em tudo o que vem de Deus, proporcionando que os jovens cresçam ainda mais na espiritualidade”, disse Diácono Daniel.
Para encerrar o 1º Dia Nacional da Juventude, os jovens se deslocaram até a Praça Coronel Amazonas, localizada em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus para tirar a foto oficial do encontro e também para transmitir para todas as pessoas que ali estavam através de oração e cantos a grandiosa alegria que todos estavam sentindo por estarem ali participando e sentindo o quão grandioso é o amor de Deus para com todos.
“Como diz o tema do DNJ 2024 ‘Juventudes na Cultura do Encontro’, celebramos este dia com o encontro de várias paróquias, várias comunidades, com jovens verdadeiramente muito dedicados ao amor de Deus”, concluiu Pe. Douglas Ribasz.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: