No dia 28 de setembro, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rocio, em União da Vitória, a terceira etapa da Escola Bíblico-Catequética Semeadores do Reino, e teve como tema central: “A Dimensão Mistagógica, juntamente com a importância dos ritos, gestos e objetos litúrgicos nas celebrações, sendo assessorado por Márcio José Gobor, membro da Equipe Diocesana de Catequese.
O encontro contou com a presença de 77 catequistas de toda a diocese, sendo também Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECES) e equipes de liturgia da Paróquia do Rocio.
Na tradição da Igreja, a mistagogia desempenha um papel fundamental. O termo, de origem grega, significa “conduzir aos mistérios”, e é exatamente isso que é buscado na liturgia; uma introdução profunda e vivencial ao mistério de Cristo.
“Em nossa missão, seja como catequistas, MECES ou nas equipes de liturgia, somos chamados a facilitar essa experiência para o povo de Deus, ajudando-os a compreender e vivenciar o que celebramos de forma mais plena. A mistagogia não é apenas uma questão de transmitir conhecimento, mas de propiciar um encontro transformador com Cristo. Isso nos desafia a ir além de uma prática meramente ritualista, buscando sempre uma vivência pessoal e comunitária dos mistérios da fé”, comentou Márcio.
Durante o encontro, trocando experiências das vivências que cada um tem dentro da igreja, foi refletido sobre a riqueza dos gestos e ritos que é realizado na liturgia, como o sinal da cruz, gesto de reverência, uso do incenso, entre outros, ressaltando a importância e significado de cada um desses gestos, que nos liga ao mistério de Cristo e à história da fé de cada um.
Outro importante assunto tratado foi sobre os objetos litúrgicos, que são; o cálice, a patena, o corporal, o círio pascal e a água benta. Eles não são meros instrumentos, mas sim símbolos sagrados que carregam consigo o significado da nossa fé, nos ajudando a criar um ambiente de adoração e reverência. Com isso o assessor comentou:
“Essa troca de experiências e reflexões nos fortaleceu como comunidade de fé, reafirmando a importância de vivermos cada celebração com profundidade e autenticidade. Como catequistas, MECES e membros das equipes de liturgia, temos a missão de garantir que cada gesto e cada rito conduza os fiéis a uma maior comunhão com Deus, ajudando-os a viver o mistério da fé de forma plena e significativa”
No final do dia, foi realizada a dinâmica do dominó com as equipes encontrando o significado de cada objeto litúrgico e montando o dominó, mostrando de modo prático qual a grande importância que cada objeto contém.
O encerramento do encontro foi às 17h30 com a Santa Missa sendo presidida pelo Pe. Emerson de Toledo, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rocio.
Que o serviço à Igreja possa ser contínuo e sempre realizado com amor e dedicação, dispostos a levar as comunidades a um encontro mais profundo com o Senhor, por meio da beleza e do mistério da liturgia.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: