Neste ano, a Semana Nacional da Vida tem como tema: “Idosos, memória viva da nossa história” e como lema “Na velhice darão frutos” (Salmos 92, 15). A temática é um convite a refletir sobre o valor da vida em todo o tempo, levando-nos à convicção de que a vida é um grande presente e que ninguém pode tirá-las ou interrompê-las. Com isso, temos a provocação e a reflexão sobre a importância dos idosos na vida das famílias.
A idade traz muita experiência acumulada que pode e deve ser colocada a serviço do próximo, seja na família – contribuindo na educação de filhos e netos, seja na comunidade. É necessário reconhecer o valor da pessoa idosa como sujeito ativo na Igreja. Sua ajuda no serviço pastoral e nas realizações paroquiais é significativa. O engajamento dos mais vividos gera uma riqueza para todos eles que ensinam e aprendem, doam e recebem, enquanto cumprem a missão de serem “Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 14-14).
Junto a Semana Nacional da Vida, que se dá de 1º a 7 de outubro, o Dia do Nascituro é comemorado dia 8. A data é uma oportunidade para celebrar a vida do bebê no ventre materno e a dignidade da vida humana, desde o início até o fim natural. O propósito do tema e o lema desse ano foi que as equipes paroquiais dessem visibilidade aos idosos, que sempre estiveram presente em nossas comunidades: divulgando, dando destaque pela liturgia das Santas Missas, convidando e valorizando a participação, motivando o testemunho. No subsídio Hora da Família foram propostos vários temas a serem trabalhados na forma de encontros. Participe da Pastoral Familiar ou Movimentos familiares na sua comunidade.
Camilo e Bernardete Majolo
Pastoral Familiar