No século XIII, Deus inspirou no coração do fervoroso Francisco de Assis um período de intensificação da batalha espiritual, chamada Quaresma de São Miguel Arcanjo.
Querendo viver a oração, a penitência e a caridade de maneira mais intensa, para além do tempo litúrgico da Quaresma, que nos prepara para a grande solenidade da páscoa, São Francisco decidiu exercitar-se nestes meios de santificação por outros 40 dias, desde a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora (15 de agosto), até o dia dos Santos Arcanjos (29 de setembro). Tal devoção perdura até nossos dias, recebendo atualmente nova visibilidade através das mídias digitais.
A Paróquia São Miguel Arcanjo, de Porto Vitória, optou, no entanto, por algo mais presencial, que envolvesse a comunidade de fé nestes 40 dias. Surgindo assim a ideia de rezar a quaresma de São Miguel nas casas dos fiéis.
Foram quarenta famílias que receberam, dia após dia, um ícone do padroeiro, junto a uma vela. A cada dez dias, o ícone era sorteado entre as famílias que o haviam recebido e o ganhador permanecia com o ícone para si. Já a mesma vela abençoada percorreu as quarenta casas.
Foram quarenta dias de muita oração, união fraterna, fortalecimento dos vínculos comunitários, bem como a oportunidade do padre Cristian, que a pouco tempo está trabalhando na paróquia, conhecer mais de perto as famílias de Porto Vitória.
Em cada casa, famílias, amigos e vizinhos se reuniam para aguardar que outra família lhes entregasse o ícone do Padroeiro. Junto do padre, que pôde estar presente na grande maioria dos encontros de oração, cantavam e rezavam a São Miguel, refletindo cada dia trechos da escritura e textos de meditação que os ajudavam a compreender a realidade da batalha espiritual que vivemos dia após dia e na qual somos auxiliados por São Miguel, bem como por todos os anjos e santos.
Que Deus e São Miguel abençoe e proteja cada um daqueles que colaboraram nestes quarenta dias, bem como a todas as famílias que se juntaram para rezar junto ao Padroeiro São Miguel Arcanjo.
Pe. Cristian Majolo Boniatti
Administrador Paroquial
Paróquia São Miguel Arcanjo