No dia 27 de outubro aconteceu no Santuário Diocesano, em Rio Claro do Sul, Mallet, mais uma Romaria Diocesana em honra à Nossa Senhora do Rosário, que foi celebrada no dia 07 de outubro.
A Romaria acolheu fiéis de todas as paróquias da Diocese. Antes mesmo das 8h da manhã, fiéis chegavam ao Santuário, alguns com veículos próprios, e outros em caravanas das paróquias, trazendo fiéis das comunidades mais distantes da Diocese.
O domingo começou com uma linda acolhida aos romeiros vindos de todas as paróquias e desde o período da manhã, acontecia dentro do Santuário a Récita do Santo Terço, conduzido por religiosos e religiosas, sendo também leigos dos Movimentos pertencentes à Diocese, havendo também as confissões, sendo atendidas por vários padres, em preparação para a Indulgência Plenária.
Do lado de fora do Santuário haviam pequenas barracas, com exposições de materiais referente as Pastorais e Movimentos, onde tinha responsáveis de cada grupos que apresentavam os serviços, possibilitando a aquisição de materiais explicativos para as pessoas interessadas e também livros e objetos de devoção.
O dia estava lindo e com o tempo favorável para todas as atividades, ajudando muito, inclusive no momento da procissão, às 11h, em que os Romeiros peregrinaram com a imagem de Nossa Senhora, com saída do Santuário até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, situada a aproximadamente 800 metros da Igreja, onde todos os participantes seguiram firmes, com o propósito de alcançar e agradecer por Graças recebidas e como um ato de reflexão e intimidade com Maria Santíssima por meio da Récita do Santo Terço, pendurado com muita fé nas mãos de homens, mulheres, idosos e crianças.
No período da tarde, enquanto acontecia a Récita do Santo Terço e Adoração ao Santíssimo Sacramento dentro do Santuário com o Padre Diego Ronaldo Nakalski, houve no salão paroquial a pregação sobre o tema da Romaria Diocesana “Oração; Fortaleza do Cristão” e o lema “Senhor ensina-nos a rezar” (Lucas 11,10). O pregador foi o Pe. Álvaro Luiz Martins Nortok, da Diocese de Ponta Grossa que comentou: “Devemos cuidar, para não sermos egoístas em nossas orações, porque a oração nos conduz para Cristo, mas quando acaba sendo demais, começa sobrar. Portanto, devemos rezar, devemos orar, mas dar também atenção para nossos familiares. A partir do momento em que deixamos de lado nossa família e só pensamos em viver somente em oração, é sinal que em que já está sobrando, e lembremos, tudo que é demais não presta! Através da oração devemos sentir a paz envolvente.”
“Rezar é uma atitude que Cristo nos ensinou, como diz no Evangelho, pedi e recebereis, buscai e achareis, batei e vos será aberto, pois todo aquele que pede, recebe, todo aquele que busca, acha, então peça sempre com fé e confiança em Deus”, ressaltou padre Álvaro.
O alto momento da Romaria foi a Celebração da Santa Missa, presidida por Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano e concelebrada por padres da Diocese.
Durante a Homilia Dom Walter comentou sobre a forte fé e confiança que devemos ter no Senhor Deus que é nosso Pai, “Assim como Bartimeu devemos ser pessoas determinadas a encontrar a verdade, que consegue ver que a vida é mais do que a escuridão dos seus olhos”
“Todos devemos saber o sentido de nossa vida, devemos estar e permanecer em Deus, buscando trilhar sempre uma linda história, mas só iremos entender o real sentido de nossa vida e de nossa história quando aceitarmos Deus verdadeiramente me nossa vida”, exortava o bispo.
“No dia de hoje estamos aqui como peregrinos, e com isso podemos ver que de fato somos peregrinos neste mundo, este aqui de passagem. Por isso deixemos Deus agir em nossa vida, nos entregando verdadeiramente a Ele”, motiva Dom Walter.
Expressando através das palavras, o caminho que os romeiros buscam, que é o caminho da conversão, encontro com Deus e seguimento de Cristo Jesus, ao final da celebração Dom Walter Jorge deu a Benção Apostólica e a Indulgência Plenária, que foi anunciada na divulgação da Romaria, para que os fiéis entre as condições de arrependimento e renúncia de todo e qualquer apego ao pecado, pudessem receber.
Todos tendo recebido a benção da Igreja por meio do bispo, junto da Indulgência Plenária, a celebração se encerrou, com a benção dos objetos e todos os peregrinos retornando para suas casas, agradecidos pelas Graças que alcançaram e pelo dia que viveram.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS