Quando algo muito importante está para ser proclamado, ficamos de pé, como na Missa, para o Evangelho. Foi por isso que um hino em honra de Nossa Senhora escrito no Oriente por volta do ano 480 ficou conhecido como “Akathistos” (ou Acatisto), palavra grega que significa literalmente “não-sentado”, indicando que quando ele fosse rezado todos deveriam ficar de pé, pois, além de ser sinal de respeito, essa também é a posição do Ressuscitado, por ser a única que só um corpo vivo pode manter.
Mas o que diz esse hino e porque ele é tão importante?
O Akathistos é o mais completo hino mariano, composto de 2 partes, cada um com 12 estrofes (ou estâncias) formadas por duas seções.
A primeira parte é narrativa, contando episódios da vida de Nossa Senhora narrados na Bíblia, como a Anunciação, a adoração dos magos, a fuga para o Egito.
A segunda parte é dogmática, apresentando os principais artigos da fé sobre Nossa Senhora, em relação a Cristo (Maternidade Divina, Parto Virginal) e à Igreja (Modelo de Santidade, auxílio dos cristãos).
Essa divisão das partes mostra como o amor a Nossa Senhora surge da Bíblia e continua pela oração da Igreja, em sua vida de fé.
A primeira seção das estrofes exalta a importância de Nossa Senhora, louvando-a por algum aspecto, enquanto a segunda apresenta uma reflexão sobre o fruto do mistério ou a reação de um personagem secundário, como os Magos ou o velho Simeão, mostrando, assim, como a grandeza concedida a ela por Deus está em relação com a nossa salvação.
Também os números são simbólicos: as duas partes simbolizam as duas naturezas de Cristo, Divina e Humana, enquanto que as 12 estrofes de cada parte recordam as 12 tribos de Israel e os 12 Apóstolos, que são símbolos da Igreja. Com isso, o Hino mostra que Nossa Senhora une-nos a Cristo Cabeça e à Igreja, Seu Corpo Místico.
À luz disso, fica fácil entender porque esse Hino foi escolhido como uma das formas de se obter Indulgência Jubilar durante o Ano Jubilar Ordinário de 2025. Aproveitemos essa oportunidade para mergulharmos nas magníficas profundidades desse Hino, que nos ajuda a expressar em palavras o amor tão grande que temos por nossa Santíssima Mãe, pois, ao honrá-la estamos em sintonia com Deus, que a honrou primeiro.
O texto completo pode ser encontrado na página da wikipedia https://pt.wikipedia.org/wiki/Acatisto e em várias outras que aparecem na busca do Google. Para ouvi-lo cantado, em várias versões, basta digitar “Akathistos” na busca do YouTube. A impressionante métrica e rima do original são perdidas nas traduções, mas seu conteúdo e sua beleza espiritual permanecem.
Pe. Emílio Bortolini Neto