No dia 02 de setembro, o clero da Diocese de União da Vitória, se reuniu na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima para estudar e realizar a atualização do Estatuto das Comunidades Eclesiais da Diocese de União da Vitória – PR. Até o momento a Diocese vinha seguindo o Estatuto aprovado em 2012, o qual, na época, foi aprovado “Ad experimentum”.
O Estatuto Diocesano é o instrumento normativo para orientar o funcionamento, a organização e a composição de Conselhos Paroquiais e de Comunidades, bem como dizer da administração de patrimônios das Paróquias com suas Matrizes e Capelas, trazendo ainda orientações sobre muitos assuntos referentes à vida paroquial, tais como taxas recebidas e destinadas a determinados fins nas Paróquias e na Diocese.
Ainda antes da reunião com o clero, o Conselho Presbiteral se reuniu para propor algumas mudanças no Estatuto, as quais foram ponderadas e votadas em seguir pelos padres e diáconos presentes na reunião.
A partir de agora, cada Paróquia se reunirá com seus Conselhos para trabalhar em cima do “Texto Mártir” do Estatuto que foi gerado, podendo ainda sugerir as alterações que acharem pertinentes. Após isto, tudo será encaminhado novamente ao Conselho Presbiteral para a aprovação final. Com todo este processo, o novo Estatuto terá contado com a participação dos fiéis leigos, dos religiosos, padres e diáconos, que junto com o Bispo Diocesano, terão atualizado as regras Estatutárias das Comunidades Eclesiais da Diocese de União da Vitória, que estarão vigentes até que se verifique a necessidade de uma nova atualização.
Além de falar do Conselho Paroquial da Ação Evangelizadora (CPAE) e do Conselho Econômico Paroquial (CEP), foi sugerido ainda na reunião que se inclua no Estatuto também o Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE). Se na Paróquia o CPAE é o órgão máximo para as decisões na evangelização a nível de Paróquia, o CDAE traça planejamentos de evangelização a nível de Diocese. A este respeito, comentou Dom Walter Jorge: “Queremos agora que também faça parte do CDAE, o(a) coordenador(a) do CPAE, para que cada Paróquia tenha a representação no Conselho Diocesano. Ele(a) irá assim nos ajudar a pensar planejamentos a nível de Diocese, além de ajudar também a repassar e dinamizar nas paróquias, os encaminhamentos propostos pelo CDAE”.
O novo Estatuto, quando devidamente aprovado, seguirá para sua redação final e impressão, e chegará em todas as Paróquias da Diocese para ser conhecido e estudado, passando a valer a partir do final deste ano de 2024.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória