Deus tem um chamado para cada pessoa em particular, com isso todos somos chamados a vida como consequência do chamado de nossos pais à vocação familiar. O chamado que Deus faz requer uma resposta de cada pessoa.
Se nossos pais não tivessem respondido ao chamado que sentiram de formar uma família nós não teríamos nascido. Mas como Deus já havia sonhado conosco, permitiu que a resposta deles ao chamado divino resultasse na nossa vida. E conforme vamos nos tornando capazes de entender esse primeiro chamado à vida, também vamos percebendo os sinais sobre o chamado mais específico que Deus nos faz, mas isso nem sempre é fácil, e Deus que sonhou conosco é também paciente e sabe aguardar nossa resposta, sem nos apressar.
Muitos encontram o chamado à vida familiar num relacionamento, mas outros percebem que tal caminho não lhes fará feliz por completo.
Outra alternativa que Deus propôs é o chamado à vida de entrega total pelo sacerdócio. Ser padre é um belo caminho para o qual Deus chama muitos de seus filhos. E aqueles a quem Deus faz esse chamado à vida sacerdotal também podem levar tempo para compreender esse chamado e dar sua resposta.
Uma das formas de tentar compreender se o chamado de Deus para sua vida é a vocação sacerdotal é fazer uma experiência no seminário. No mês de novembro o Seminário Diocesano Rainha das Missões vai promover encontros vocacionais. Se você se encontra nesta situação de incerteza sobre sua vocação ou conhece alguém que esteja numa situação semelhante, faça essa experiência ou indique para alguma pessoa.
Deus pode se servir de cada um de nós para fazer esse chamado para alguém. E se Deus chama é porque esse caminho vale a pena seguir.
Texto: Seminarista Gustavo Santana
4º Ano de Teologia