No dia 04 de agosto, membros do movimento da Infância e Adolescência Missionária se reuniram com júbilo na Paróquia São Judas Tadeu, para as comemorações dos 20 anos do Movimento na Diocese.
Às 9h da manhã, os integrantes do movimento dos setores da diocese junto da comunidade paroquial, se reuniram para a missa de comemoração, que foi presidida pelo pároco da paróquia Pe. Emílio Bortolini.
Após a Santa Missa, Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano se fez presente onde comentou com as crianças e adolescentes sobre a importância do movimento e também fez um momento de animação com os mesmos.
Dando continuidade ao dia festivo, as crianças acompanhadas pela coordenadora Irene Araújo, assessores Pe. Emerson Gonçalves de Toledo, Terezinha Tomachesky Karpinski, Laísa Rodrigues, demais representantes e alguns pais, foram em caravana até o Recanto Santos Anjos, onde teve um momento de acolhida das crianças, seguido do almoço.
Padre Emerson contente por estar presente neste dia tão festivo, comentou um pouco sobre a história do movimento na Diocese: “A Infância Missionária é um grande presente de Deus para a igreja. Surgiu em 1843 na França, a 181 anos vem sendo um grande movimento missionário que aposta no protagonismo das crianças e no seu potencial evangelizador.
Em nossa Diocese de União da Vitória, a obra chegou e teve início em 07 de agosto de 2004. Há 20 anos a IAM está presente em nossa Diocese formando discípulos de Jesus Cristo.
Com o lema: CRIANÇA EVANGELIZA CRIANÇA E AJUDA CRIANÇA, a IAM partilha a Fé e os meios materiais com as crianças dos cinco continentes. É uma obra missionária, sua presença em todo o mundo e sua experiência de 181 anos testemunham sua validade e eficiência. Ao fundar a obra da IAM, Dom Carlos Augusto Maria José, bispo de Nancy-França, tinha como objetivo salvar as crianças da morte e da miséria, batizá-las e educá-las como cristãs, prepará-las para serem apóstolos de outras crianças. Sendo assim, a finalidade da obra é suscitar o espírito missionário universal das crianças e adolescentes, desenvolvendo a solidariedade e a evangelização e por meio delas em todo o povo de Deus.
A IAM está organizada em âmbito mundial, nacional, estadual, diocesano e paroquial. O Papa é seu primeiro animador. Em cada País existe uma coordenação nacional presidida pela direção nacional das pontifícias obras missionárias, e uma secretaria nacional sendo hoje a irmã Vânia que esteve conosco no início do ano pregando um retiro para o COMIDI. Em âmbito estadual tem uma coordenação que é eleita por assembleia onde participam todos os Coordenadores Diocesanos. Já nas Dioceses o bispo é o primeiro animador e escolhe um assessor e uma coordenação Diocesana. Em âmbito paroquial o pároco é o primeiro animador podendo nomear um assessor que poderá organizar os grupos que devem caminhar em comunhão com toda a ação evangelizadora, na paróquia, Diocese, Brasil e todos os países onde a obra está presente.
A Infância Missionária como foi mencionado anteriormente é um grande presente de Deus para a igreja, que todos nós possamos conhecer mais essa importante obra pontifícia, acolhê-la em nossas comunidades formando e incentivando os grupos, pois nossas crianças e adolescentes são o futuro de nossas comunidades, da igreja e da sociedade”.
Na primeira hora da tarde, Irmã Iolanda que faz parte da Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo se fez presente no encontro, onde compartilhou com as crianças um pouco de sua história, de sua vida religiosa e sobre suas experiências de vida na vida consagrada que por muitos anos esteve em missão tanto na Angola quanto na Indonésia, apresentando também a Irmã Adeline que estava também presente vinda de Nova Zelândia.
Após, as crianças foram conduzidas até a parte fora do centro de eventos, onde, tiveram várias opções de brincadeira como cama elástica, pinturas, parquinhos, vôlei, entre outros.
Uma das mães que estava presente relatou: “Foi um dia maravilhoso, pois nos dias atuais, tanto nós adultos quanto as crianças que vivem com o celular nas mãos, não tiveram tempo e nem fizeram questão de estar com o aparelho. De fato, foi também verdadeiramente o dia da família, pois em um dia de comemorações, teve várias atividades que ocuparam as crianças, e apesar dos pais somente estarem acompanhando seus filhos, preferiram se reunir para conversar e tomar chimarrão. Foi um dia maravilhoso para todos”.
Logo após as 15 horas, todas foram conduzidas para o centro de eventos onde foram feitos os agradecimentos, e também cantado os parabéns para os 20 anos da Infância e Adolescência Missionária, havendo também a partilha.
A Coordenadora da IAM, Irene Araújo, feliz com a comemoração, comentou: “Neste dia tão importante estamos todos reunidos, com as crianças, adolescentes, pais e membros atuais e antigos do IAM, para esse marco em nossa história. Mesmo quem não está se fazendo presente, levam nos lugares que estão o mesmo carisma da Infância e Adolescência Missionária, que é tornar Jesus conhecido e amado, buscando ajudar e evangelizar as crianças”.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS