No dia 01 de agosto o clero da diocese juntamente com os Coordenadores Diocesanos da Catequese e da Pastoral do Dízimo reuniram-se para mais um encontro, que foi no Instituto Piamarta e teve início às 08h da manhã com café da manhã.
Quem realizou a acolhida foi Padre Antônio Oliveira Rocha, Pároco da Paróquia São Sebastião Mártir e responsável pelo Instituto, onde relatou um pouco sobre a importância do local para realizar eventos e reuniões diocesanas.
Logo após a acolhida, a reunião contou com um momento de espiritualidade, onde todos os presentes participaram.
Se fez presente também neste encontro o Bispo que está encerrando sua missão na Diocese de Campo Mourão e que foi nomeado para a Diocese de Ponta Grossa, Dom Bruno Elizeu Versari, onde falou sobre a importância do Dízimo e como estar incentivando as pessoas a devolverem o dízimo para a igreja, mostrando as quatro dimensões que nos oferece sendo dizimista.
“Se vai para as mãos de Jesus, sobra. Dar o dízimo é dizer a Deus, muito obrigado por tudo que ele nos dá. Com isso, dentro do dízimo temos as dimensões religiosas, missionárias, caritativas e eclesiais, que são missões da igreja de ajudar quem precisa através do dízimo e também a estrutura que é usada para realizar a evangelização do povo de Deus”, disse Dom Bruno.
Durante este momento foi realizado um momento de conversa entre os demais e também para tirar dúvidas sobre como estar incentivando e realizando a evangelização referente ao dízimo para as pessoas das comunidades, onde tanto os coordenadores, quanto o clero realizaram perguntas.
Dom Bruno terminou sua fala relatando sobre os meios que podem ser utilizados para conscientização do dízimo, desde cartazes, folhetos, envelopes, QR Codes, diversas maneiras que chamem a atenção do povo mostrando a importância de forma clara e objetiva.
A formação da catequese foi realizado com Célio Reginaldo Calikoski, coordenador diocesano de catequese, junto com catequistas responsáveis por cada paróquia, onde trataram de assuntos referente as próximas formações e também sobre o incentivo de trazer mais pessoas para estarem evangelizando e levando a palavra de Deus tanto para as crianças como também na catequese de adultos.
Após o almoço, o clero da Diocese se dirigiu para a sala de reunião novamente para realizarem a reunião do clero, onde trataram vários assuntos referente ao desempenho de paróquias, evangelização e demais assuntos diocesanos, enquanto os grupos de coordenadores tanto da catequese quanto da pastoral do dízimo participavam de outras formações.
Quem esteve assessorando a formação da equipe de representantes da Pastoral do Dízimo foi Roberto Farias, professor de oratória, que incentivou a todos para como devem agir com cada dizimista e como chamar atenção das pessoas mostrando a importância do dizimo para cada um.
“Foi um encontro de muito conhecimento e aprendizado. Conhecer o propósito e a fundamentação bíblica do dízimo clareou nossas ideias de como fazer a abordagem na comunidade. O material de Dom Bruno que ganhamos no encontro nos auxiliará no planejamento e introdução da Pastoral do Dízimo em nossa Paróquia”, comentou uma das participantes.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: