Muitas pessoas por motivos diversos acabaram se distanciando da vida da Igreja e consequentemente da vivência da vida cristã. Sem terem recebido alguns sacramentos acabam ficando em condições difíceis para fazer uma frutuosa caminhada cristã, impossibilitados de comungarem, confessarem, de receberem o Matrimônio, ficando prejudicados no recebimento dos frutos da Graça de Deus.
A Igreja preocupada com essas pessoas, oferece a Catequese de Adultos, de modo geral àqueles que tem acima dos 18 anos de idade, um tempo de formação de um ano, em horários específicos definidos pelas paróquias, com encontros semanais que ajudam essas pessoas a retomarem a vida cristã, possibilitando-os de receberem os sacramentos que os faltam.
O início desta Catequese se dá assim como da catequese das crianças, no início da quaresma, e o recebimento dos Sacramentos na celebração da Vigília Pascal, ou durante o Tempo Pascal, ou ainda em condições específicas, a ser definidas pelo padre da paróquia, junto com o catequisando, em especial nos casos dos que buscam os sacramentos para poderem casar-se na Igreja.
Em entrevista ao site Instituto Humanitas Unisinos, em, maio de 2021, Dom Leomar Brustolin, arcebispo da Diocese de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), comentou do valor e da amplitude do recebimento dos Sacramentos; “É urgente desenvolver em nossas comunidades um processo de Iniciação à Vida Cristã que comece pelo querigma e que, guiado pela palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez mais, com Jesus Cristo. Não é possível ficar tranquilo ao saber que depois de dois ou quatro anos de catequese, crianças e adolescentes recebam os sacramentos e abandonem a vida da Igreja. Algo está faltando. Igualmente estranho é saber que lideranças de comunidades e até catequistas possam ter posições contrárias ao Evangelho e ao ensinamento da Igreja quando confrontados com questões como aborto, opção pelos pobres ou comunhão com o Papa. Uma autêntica Iniciação à Vida Cristã supõe uma renovação de toda comunidade eclesial que se converta ao Evangelho, forme discípulos e assim possa adequadamente suscitar novos seguidores de Cristo”, dizia o arcebispo.
Na Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, o trabalho com a Catequese de Adultos está sendo realizado com um dos livros escritos por Dom Leomar para esse fim. Os catequisandos se encontram toda segunda-feira, das 19h às 20h, na Casa de Formação da Paróquia. Um grande trabalho de incentivo, de busca e de abertura às pessoas que estão afastadas da vida cristã e dos sacramentos está sendo feito pelo pároco padre Antonio Carlos Rodrigues e pelas Irmãs da Sagrada Família de Nazaré, que atuam na Paróquia cuidando também da catequese. A Igreja toda incentiva que pessoas que estão em situações sem os sacramentos, que procurem sua Paróquia e conversem com seu padre ou responsáveis pela Catequese Paroquial.
Um dos casais que iniciaram a catequese de adultos na Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, é Antonio e Maria, os quais com mais de sessenta anos de idade sentiram a necessidade de melhor viver a vida de Igreja. Muitos casais que também vivenciaram o ECC na Paróquia Santa Bárbara, estão despertando para essa consciência cristã, e viverem a fé de modo amoroso e serem testemunhas também para seus filhos, usufruindo assim das Graças que o Senhor concede por meio dos Sacramentos.
Texto: Pe. Marcelo Lara
Paróquia Santa Bárbara – Bituruna