Celebrado no dia 11 de julho, São Bento, pai dos monges, nasceu no ano 480 D.C. De uma família nobre, estudou em Roma, mas, sem conseguir encontrar os ideais que queria para sua vida, resolveu ir morar em uma gruta, de maneira que ficasse isolado e distante, se dedicando à penitências, meditações e contemplações das coisas de Deus, buscando se unir sempre mais à Jesus.
São Bento se tornou um homem de oração, e vivendo a regra da convivência comunitária, que ensinava a preservar a cultura, a paz e o amor, instruía o caminho do bem para todas as pessoas que o encontrava.
A maneira que o santo escolheu viver sua vida fez com que várias pessoas o admirassem, incentivando a entrarem na sua comunidade, com o objetivo de buscar a santidade e a perfeição cristã, fazendo com que a comunidade passasse a se tornar chamada de mosteiro, se dedicando somente à prática religiosa.
São Bento é considerado pai dos monges, santo protetor das mulheres e protetor contra a inveja. Sendo homem de muita oração e ensinando o caminho de Deus a todos que o encontravam foi perseguido por tentações. Por este motivo se deu a oração.
São Bento faleceu no ano de 547, em Monte Cassino, aos 67 anos de idade, mas realizado em sua vida com Deus, deixando-nos o exemplo de viver e permanecer na paz e na alegria que vem de Jesus.
REFLEXÃO:
Façamos como São Bento, que na sua vida de oração, nos mostra que nos dias de hoje também conseguimos vencer qualquer tipo de mal e tentação em nossas vidas, acreditando no poder do nome de Jesus Cristo junto com a Cruz, encontrando a regra de Deus em nossa vida que é o amor e todas as outras virtudes cristãs.
Não nos deixemos desanimar, entreguemos nossa vida nas mãos daquele que pode tudo, que é nosso pai celestial, e ele saberá o que é o melhor para nossa vida. Vivamos de acordo com a sua vontade.
ORAÇÃO DA MEDALHA DE SÃO BENTO
A Cruz Sagrada seja minha Luz
Não seja o dragão meu guia
Retira-te satanás
Nunca me aconselhes coisas vãs
É mal o que tu me ofereces
Bebe tu mesmo do teu veneno
Rogai por nós bem-aventurado São Bento
Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
Produção: Eduarda M. Parastchuk
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória