No último domingo, 14 de julho, aconteceu na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cruz Machado, o 6º Encontrão do Terço dos Homens.
Mesmo com frio e muita chuva, na parte da manhã participaram centenas de homens das paróquias pertencentes à Diocese de União da Vitória, como também da cidade de Joinville, SC e de paróquias pertencentes à Igreja Ucraniana.
“O encontro foi um sucesso, apesar da chuva e do frio tínhamos a confirmação de 450 pessoas, mas em virtude do tempo frio e chuvoso tivemos a participação de aproximadamente 350 pessoas, contando também com a presença de 15 comunidades e a participação expressivas de paróquias de Joinville, SC, que vieram em torno 150 pessoas”, comentou Fernando Holik, um dos organizadores do evento.
No período da manhã, após o café, foi realizada a recepção das caravanas, no comando do Diácono Luiz Huk, seguindo com duas palestras, sendo a primeira com o Pe. Sidnei José Reitz, pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus que teve como tema: “Influência de Maria e do Terço na Vida do Homem”, trazendo conhecimentos essenciais para o dia a dia de cada um.
Dando continuidade, Dom Walter Jorge, bispo diocesano, tratou sobre o tema: “A Família e o Terço na Vida Digital”, buscando fazer com que as pessoas nos dias atuais, saibam utilizar os meios de comunicação para usar esta ferramenta tão valiosa para o bem e também para a evangelização. Dom Walter também falou sobre como devemos agir, viver e conviver nos tempos modernos e em meio a tantas inovações e transformações que estamos vivendo.
“Foi uma benção ter o nosso bispo junto conosco, trazendo palavras que trazem paz e acalmam o nosso coração”, disse Fernando.
Durante o almoço, os ministérios de música de São João do Triunfo, Paiól Grande, São Mateus do Sul e Sagrado Coração de Jesus de Cruz Machado alegraram a todos com muita música e apresentações.
Foi um domingo de muita oração, reflexão, palestras, cantos, com a força masculina baseada na fé e delicadeza de Nossa Senhora Mãe de Jesus.
“Participar deste encontrão e ver a matriz lotada de fiéis foi maravilhoso, são conhecimentos e aprendizados que jamais esqueceremos”, comentou Marlene Chacharovski, que estava participando junto de seu marido e demais pessoas da Comunidade Santo Apolônio, da Colônia Palmital do Meio, em que estavam representando.
Após o almoço, os homens recitaram o Santo Terço meditado e em seguida Pe. Sidnei presidiu a Santa Missa, que foi concelebrada pelo Paróco da Matriz onde estava sendo realizado o encontro, Pe. Anderson Spegiorin, estando presentes também os diáconos Gilson Capelete, Luiz Francisco Huk e o seminarista Vinicius.
“O encontro em si, foi sensacional, desde a recepção maravilhosa do Grupo de Cruz Machado, músicos e alimentação excelente. O pessoal que participou e que estava a frente da organização tem muito a contribuir com a Diocese”, disse uma das participantes.
Após a Santa Missa, todos se deslocaram até o salão paroquial, onde encerraram o encontro com o café da tarde.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS: