Na tarde da última quarta-feira, 12 de junho, aconteceu na Cúria Diocesana, a Posse do novo Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica, Pe. João Henrique Lunkes.
Na Diocese de União da Vitória, ainda não possui o Tribunal Eclesiástico, dependendo, enquanto Câmara Eclesiástica, do Tribunal Arquidiocesano de Curitiba para questões principalmente de nulidade matrimonial.
Padre João Henrique está concluindo o Mestrado em Direito Canônico através do Instituto Superior de Direito Canônico de Londrina, agregado à Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. A partir de sua conclusão recebe o título de Mestre em Direito Canônico, onde trabalhará em questões dentro da igreja, mas especialmente com questões matrimoniais, nulidade matrimonial, também envolvendo muitos outros processos canônicos, ou seja, a vida orgânica da Igreja enquanto sociedade jurídica.
“O processo de nulidade que vou estar trabalhando, é uma ferramenta de libertação para muita gente, pois depois dos problemas que muitos enfrentam com o casamento que não deu certo, dependendo do resultado do processo irão conseguir contrair novas núpcias”.
“Quero muito ajudar as pessoas e nossa Diocese, porque ajudando o povo de Deus, vou estar cumprindo com a missão de sacerdote e presbítero. Minha expectativa maior é ajudar o povo de Deus por que muitas pessoas dependem dessa ajuda para continuarem a sua vida de fé“, comentou o novo Juiz Auditor, Pe. João Henrique.
O Juiz Auditor tem como principal função tomar os depoimentos das partes que buscam a nulidade matrimonial, e também tomar o depoimento das testemunhas convocadas por uma ou ambas partes que buscam pela nulidade matrimonial, como descritos no Cân. 1428 § 2º do Código de Direito Canônico.
“Padre Abel Zastawny até então era Juiz Auditor, porém por motivo de idade e de seu afastamento, deu-se vago este cargo na Câmara Eclesiástica, decidindo então por bem nomear Pe. João Henrique Lunkes como o mais novo Juiz Auditor, sendo que o mesmo encontra-se concluindo o mestrado em Direito Canônico, onde trabalhará juntamente de Irmã Ivete Inês Muhl, Notária do Tribunal Eclesiástico, sendo que a Câmara Eclesiástica necessita ao menos de duas pessoas para o trabalho”, comentou Dom Walter Jorge.
Estavam presentes juntamente de Dom Walter Jorge, Bispo Diocesano, os Padres, Sidnei José Reitz, Chanceler do Bispado, Mário Fernando Glaab, Vigário Geral, Evaldo Karpinski, Ecônomo, Douglas Ribasz, Arquivista e Marcelo Rosa, Reitor do Seminário Diocesano.
Tendo assinado a Ata de Posse de Juiz Auditor da Câmara Eclesiástica da Cúria Diocesana e o Decreto de nomeação de Juiz Auditor, Pe. João Henrique assume como novo Juiz.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS: