Fiéis e Munícipes que compõem as 13 cidades e três distritos na Diocese de União da Vitória, entre as quais, São Mateus do Sul e Mallet, estão fazendo um abaixo assinado ao Governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior solicitando o asfaltamento da PR 281 que liga à BR 476, entre o Município de Mallet e o Distrito de Fluviópolis, pertencente a São Mateus do Sul.
Essa estrada tem importância fundamental para a Diocese, uma vez que o Santuário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, se encontra no Distrito de Rio Claro do Sul – Mallet, onde ocorre todo ano Romarias com a participação de milhares de romeiros. Em condições ruins de tráfego no trecho desta estrada, PR 281, muitas vezes os veículos ficam atolados no barro e por vezes danificados pelos inúmeros buracos na estrada, além de poeira que muito tem prejudicado a todos, inclusive moradores da região.
A estrada ainda possui grande importância para os produtores rurais e empresários que escoam sua produção, além de facilitar o acesso da população, tanto do Distrito de Rio Claro quanto dos inúmeros moradores de propriedades rurais.
O Governo do Estado publicou em 2023, no site do Governo o compromisso da manutenção de estradas, incluindo esse trecho, não contemplando, contudo, o projeto de pavimentação. “O contrato contempla a PR-281, iniciando em Mallet, passando pelo distrito de Rio Claro do Sul, até chegar no distrito de Fluviópolis, em São Mateus do Sul, e a PR-433, inteiramente no território da Lapa. Ambas fazem ligação com a BR-476, a Rodovia do Xisto”, cita o texto no site (https://www.der.pr.gov.br/Noticia/Estado-garante-conservacao-de-estradas-rurais-de-Mallet-Lapa-e-Sao-Mateus-do-Sul).
Neste ano, segundo moradores, houve trabalho de máquinas na estrada, com abertura de valas para o escoamento da água e também a colocação de pedras, contudo, segundo informa o senhor Altamir Cid Bastos, de 73 anos, morador há vinte anos na localidade, com sua casa em frente a estrada, a manutenção acaba não sendo tão frequente, ocasionando dificuldade para quem a utiliza.
“Essa estrada tem muito movimento de carro, caminhões, ônibus, e maquinário agrícola, e essa manutenção acaba faltando e aí vemos os buracos, ônibus e caminhões encalhados. Muitos para irem para Mallet, Rio Azul acabam desviando pela 476, fazendo uma enorme volta por Paulo Frontin. O asfalto seria a solução de vários problemas aqui. Eu assinei o abaixo assinado que o nosso padre de Rio Claro nos passou”, comenta o senhor Altamir, mostrando a abertura de uma vala em frente à sua casa que dificulta o seu acesso.
Contudo, com o asfaltamento oferecendo boas condições operacionais e de conforto, inúmeros benefícios estarão sendo possibilitados para quem usa da estrada, seja segurança e trafegabilidade aos usuários; redução dos custos dos transportes dos insumos e da produção agrícola, promoção da melhoria da qualidade de vida da população da região, maior assistência de sistema de pronto socorro, além da viabilidade para os milhares de fiéis que participam das Romarias.
O Documento com as folhas para a coleta das assinaturas está percorrendo as cidades da Diocese, por meio de lideranças da Comunidades das Matrizes e das Capelas, bem como de outras lideranças comunitárias.
O representante legal para esse Documento é Dom Walter Jorge Pinto, bispo da Diocese de União da Vitória.
No ato da assinatura, a pessoas deve por seu nome, cidade onde mora, RG e sua assinatura.
A Diocese de União da Vitória incentiva a seus fiéis e demais pessoas, observando os benefícios deste asfaltamento, acima citados, a darem sua valiosa contribuição com sua assinatura para este projeto importantíssimo, solicitado ao Governo do Estado, sendo sem dúvida alguma um marco história para a região.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória