Entre os dias 22 e 26 de abril, na cidade do Rio de Janeiro – RJ, os padres Douglas Ribasz, Vigário da Catedral Sagrado Coração de Jesus e João Francisco Sieklicki, Coordenador da Ação Evangelizadora e pároco na Matriz São Mateus, estiveram participando de uma formação inicial para sacerdotes exorcistas a partir das Diretrizes da Associação Internacional dos Exorcistas.
O encontro teve vinte aulas, totalizando 44 horas, com os mais variados temas a respeito do tema do exorcismo.
Além de apresentações de documentário, textos, livros e materiais de apoio para aperfeiçoamento do tema, as aulas foram conduzidas por padres que fazem parte da Associação Internacional dos Exorcistas, além da presença do padre italiano, Piermario Burgo, um dos padres mais influentes sobre o tema do exorcismo no mundo.
A presença dos bispos celebrando as Missas foi um encorajamento aos padres das mais variadas regiões do país que participaram, sendo uma das Missas presidida pelo Cardeal Dom Orani, arcebispo do Rio de Janeiro.
Padre Douglas feliz por ter participado do encontro de formação, comentou
“Existem muitas curiosidades no mundo sobre o exorcismo, e no encontro a forma como foi apresentada com clareza e discernimento, nos ajudará na missão dos atendimentos as pessoas”.
É importante recordar que foi um encontro inicial e que o ministério de exorcistas é algo sério, uma missão nobre numa diocese. O exorcista, é escolhido sempre pelo ordinário local, o bispo. Sendo o próprio bispo o exorcista por excelência de uma diocese.
Os padres agradecendo as orações de todas a pessoas que estavam rezando por eles nesses dias de encontro concluíram
“Que Deus abençoe a nossa luta contra o maligno. A fé, a oração e a caridade são as melhores armas contra qualquer espécie de maldade e malefícios”.
Texto: Pe. Douglas Ribasz
Vigário da Catedral