Padre da Diocese desde a sua criação em 1977, Pe. Abel Zastawny, natural de Campos Novos, SC foi ordenado em 04 de julho de 1970, ainda como padre da Diocese de Ponta Grossa, a qual pertencia União da Vitória.
Em todos esses anos ajudou muito a Diocese, colaborando como sacerdote na evangelização e também como mentor de muitas ideias, que ajudaram na época a criar as estruturas necessárias para o início da nova Diocese de União da Vitória.
Padre Abel pediu aposentadoria de suas atividades neste ano, deixando a Diocese no mês de abril para morar em uma cidade de Santa Catarina. Seu último trabalho paroquial foi na Paróquia São Judas Tadeu, em União da Vitória, além de acompanhar o Movimento do Mini TLC e o Sementes da Alegria. Em anos anteriores trabalhou na Paróquia Nossa Senhora de Fátima e também na Catedral. Foi reitor do Seminário Diocesano, Chanceler na Cúria, e um importante colaborador no Jornal Estrela Matutina.
Por toda sua dedicação e doação nesta Igreja Particular de União da Vitória, a Diocese expressa imensa gratidão e que Deus o acompanhe nesta nova jornada.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória