No dia 27 de março, padres e diáconos da Diocese de União da Vitória se reuniram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, (em União da Vitória) para a Reunião do Clero, que teve início ao meio dia, com o almoço.
O primeiro momento da reunião, se deu com a récita da Hora Média, uma das Orações feitas pelos Clérigos. A reunião contou com uma pauta de assuntos tratada pelo clero e um momento de espiritualidade, tendo em vista que naquele dia os sacerdotes iriam celebrar juntos a Missa do Crisma e Missa da Unidade, onde renovam as promessas sacerdotais. Antes de celebrarem juntos a Santa Missa, que se deu às 19h, na Catedral, os padres se confessaram, para melhor celebrarem a Eucaristia.
Nessa Missa do Crisma, presidida pelo bispo diocesano, com a participação dos padres e diáconos, é feita a Benção dos Óleos do Batismo, do Crisma e dos Enfermos. Também no óleo do Crisma é colocado o bálsamo, um perfume.
“A Missa do Crisma para nós padres, é um momento muito especial, um momento em que lembramos do juramento, das promessas que realizamos no dia de nossa ordenação e sem falar também que é um momento onde vivemos o nosso ministério sacerdotal, que foi instituído por Jesus na Quinta-feira Santa’, comentou Pe. Marcelo S. de Lara.
Ao final da Santa Missa, cada sacerdote recebeu os Óleos Consagrados, os quais irão usar na administração dos sacramentos em suas paróquias.
“A Missa do Crisma ou a Missa dos Santos Óleos é uma celebração litúrgica que ocorre durante a Semana Santa. Ela está prevista para ser celebrada na quinta feira de manhã, mas como nesse dia a maioria dos padres ocupam-se amplamente com o início do Tríduo Pascal com a Celebração da Missa da Ceia do Senhor, opta-se em muitos lugares para celebrar essa missa na quarta feira.
Nesta missa, são abençoados os óleos dos catecúmenos e dos enfermos e é consagrado o óleo do Crisma. Com isso, pretende-se expressar a maneira como Deus continua nos tocar com a sua graça nos vários sacramentos celebrados pela nossa mãe Igreja.
Igualmente nessa missa, os presbíteros fazem a renovação de suas promessas sacerdotais, expressando o desejo renovado de continuar a ser os instrumentos de Cristo, o Ungido de Deus, para comunicar a sua graça para o povo de Deus”, concluiu Pe. Sidnei Reitz, pároco da Catedral Sagrado Coração de Jesus.
Produção: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
FOTOS