Junto com Dom Walter Jorge, bispo diocesano, Padre João Francisco Sieklicki, coordenador da Ação Evangelizadora na Diocese, padres assessores, leigos e leigas coordenadores das Pastorais, Movimentos e Organismos, trinta e um membros do Conselho Diocesano da Ação Evangelizadora (CDAE), estiveram reunidos no dia 10 de fevereiro, para a primeira reunião do Conselho, do ano de 2024.
O encontro se deu na Casa de Formação Cristã Santa Rosa de Lima, em União da Vitória, com início às 8h com o café, encerrando com o almoço.
Para alimento da vida espiritual, e bons frutos da reunião, o encontro começou com a Oração da Laudes (Manhã), que teve uma explicação por parte de Dom Walter Jorge sobre o valor desta oração, motivando que também os leigos a façam. “Essa é uma oração antiga na Igreja, que nós consagrados rezamos todos os dias, mas vocês leigos também são convidados a fazer. Há inclusive um aplicativo para esta oração que vocês podem ter na palma da mão”, motivou dom Walter.
Padre João Francisco relembrou a Assembleia Avaliativa que se deu em dezembro de 2023, e distribuindo uma folha com as sínteses da Assembleia, todos relembraram as reflexões nela feitas. “Estamos dando passos talvez não tão rápidos, mas sim com firmeza”, disse o padre coordenador encorajando e animando os membros do Conselho.
O foco de estudo do primeiro encontro de 2024 foi o Pilar da Caridade, 3º Pilar do Plano Diocesano, que será vivenciado na Diocese em 2024. Para recordar suas fundamentações, os participantes do CDAE revisaram o Pilar da Caridade o estudando a partir da página 72 do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora.
Padre Douglas Ribasz e Padre Nelson J. Kovalski falaram dos trabalhos que serão feitos nas paróquias neste ano, com visita às paróquias para formações sobre a Pastoral do Dízimo e a Cáritas, além de vídeos formativos. “Precisamos formar a consciência das pessoas do valor da dimensão caritativa do Dízimo, ampliando suas dimensões. O dízimo não está só para a manutenção das Paróquia, mas deve ser aplicado na ação caritativa”, comentou padre Douglas.
Padre Douglas ainda comunicou que uma formação no dia 01 de agosto, está agendada com Dom Bruno Versari, referencial da Pastoral do Dízimo no Regional Sul 2, para falar ao clero da Diocese de União da Vitória e lideranças leigas. E Padre Nelson abordou a Dimensão Religiosa do Dízimo, a qual dá o sentido pelo qual devemos devolver o Dízimo à Deus e às nossas Comunidades.
Ivone Magnani Pasquali, coordenadora da Cáritas na Diocese comentou de alguns projetos da Cáritas neste ano. “Um funcionário será contratado para atuar na Cáritas e ser responsável por alguns trabalhos; estamos tendo um bom resultado do blister, cartela de remédio que as pessoas repassam; e estamos fazendo novos projetos para recebermos fundos para atuação melhor da Cáritas. Nossa parceria com a defesa civil também é importante”, comentou Ivone.
O encontro ainda contou com espaços de falas dos representantes das Pastorais, Movimentos e Organismos, sobre suas atividades, formações e eventos na Diocese e a nível Regional e Nacional.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória
GALERIA DE FOTOS