No próximo sábado, 24 de fevereiro, às 15h, a Catedral Sagrado Coração de Jesus, de União da Vitória, sede mais uma vez a missa em língua alemã, celebrada por um grupo de fiéis em União da Vitória e cidades vizinhas, há seis anos, e que vem valorizando a cultura e a religiosidade herdada de pais, avós e de outros imigrantes que se instalaram no sul do Paraná.
As missas que acontecem à cada dois meses, são presididas pelo padre Mário Fernando Glaab, que atua na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória, e que é natural da cidade de Porto Vitória, cidade há 15 Km de União da Vitória, e com forte presença da cultura germânica.
Padre Mário explica que a ideia da missa é recuperar as tradições da religiosidade da cultura alemã. A celebração teve início na igreja do Bairro São Pedro, em Porto União, depois, devido a um grupo de cantos em língua alemã, que havia em União da Vitória, a missa passou a ser celebrada na igreja Catedral.
“Tivemos essa ideia de recuperar as tradições da religiosidade da cultura alemã. O grupo de cantos daqui se dispôs a preparar a liturgia e nós então iniciamos no início do ano de 2018. Cada vez mais as pessoas estão participando e valorizando esta nossa inciativa”, explica padre Mário.
A Liturgia e os cantos conta com a animação do Grupo de Cantos Alemão Freunde der Zwillingsstädte” (Amigos das Cidades Gêmeas).
O momento celebrativo é aberto ao público, à quem desejar participar, assim convida o Padre Mário Glaab, no áudio abaixo, em português e em alemão.