A Diocese de União da Vitória vive neste ano o 3º Pilar do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, o Pilar da Caridade, que trabalhará ações mais pontuais voltadas para a ação social e auxílio às pessoas, famílias em vulnerabilidade social.
Este trabalho será desenvolvido em especial por agentes de algumas Pastorais e Movimentos, que contemplam em sua atuação, o aspecto da caridade. A Cáritas e a Pastoral do Dízimo serão as duas Dimensões que estarão à frente, mobilizando e concentrando ações e atividades de outras Pastorais, Movimentos e Organismos.
Para uma melhor conscientização e dinamismo da vivência deste Pilar, neste ano a Diocese estará promovendo formações que se darão em todas as Paróquias. Para essas formações estão convocados agentes das Pastoral do Dízimo, do Organismo da Cáritas, assim como futuros agentes destes serviços, membros do Conselho Econômico (CEP), Coordenadores de CPAE, Catequistas e MECES.
Segundo o Padre Douglas Ribasz, assessor da Pastoral do Dízimo, junto com o Pe. Nelson José Kovalski, as formações à esses agentes é de grande importância para um melhor entendimento da dinâmica e fundamentação das ações. “Essas pessoas convocadas são em especial importantes para estarem nessas formações porque são membros que estão atuando em pontos estratégicos de serviços nas Paróquias, e que muitas das ações que as Paróquias irão realizar dependerão do auxílio desses agentes, além de conhecerem mais a fundo a caminhada que estamos fazendo a nível de Diocese nesses quatro anos”, explicou o Padre.
A primeira formação a ser realizada se dará no dia 16 de março, na igreja Catedral, em União da Vitória, das 13h30 às 17h, para as Paróquias da cidade de União da Vitória. As demais paróquias estão organizando e comunicando suas datas nos próximos meses.
Para este primeiro encontro na igreja Catedral, Padre Douglas avisa que ao final do encontro realizado um lanche em forma de partilha com as pessoas que vierem, sendo importante que cada um traga algum alimento para partilhar.
Tendo como prioridade a Família, no Plano Diocesano da Ação Evangelizadora, a Diocese promoveu nos dois últimos anos o Pilar da Palavra, valorizando ações voltadas à Palavra de Deus, e o Pilar do Pão – Liturgia, com diversas formações proporcionadas no ano passado na ação litúrgica. Com sua ação evangelizadora voltada neste ano ao Pilar da Caridade, o coroamento do Plano Diocesano se dará no final de 2025, ano em que será vivido o Pilar da Missão.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória