A Paróquia São Sebastião Mártir, no distrito de São Cristóvão, em União da Vitória, festejou com alegria no mês de fevereiro, o aniversário de Ordenação Diaconal do Diácono Permanente Walfrido Polsin, que completou 42 anos de Ministério.
Após uma preparação de cinco anos para o Diaconado, Waldrido Polsin foi Ordenado Diácono por Dom Walter Michael Ebejer, (in memorian), em 07 de fevereiro de 1982, na Catedral, em União da Vitória, atuando inicialmente na paróquia de São Cristóvão e Nossa Senhora da Salete, em União da Vitória.
Desde jovem, ele e sua esposa, Cristina Cieslak (in memorian), se dedicaram muito à vida da Igreja, ele na Congregação Mariana e ela no Apostolado da Oração. Também prepararam jovens para os sacramentos, na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, em Porto União, e na Paróquia de São Cristóvão e Nossa Senhora da Salete.
Em 1987 o casal foi residir em Paula Freitas onde o Diácono passou a exercer seu Ministério na Paróquia São Carlos Borromeu trabalhando com encontros de Pais e Padrinhos, realizando bênção das casas, atendimento aos enfermos, exéquias, casamentos, batizados, cursos de noivos, encontros com os pais e crianças da catequese, além de fazer Celebrações da Palavra nas comunidades do interior. Com grande alegria pôde assistir matrimônios de alguns de seus filhos, netos e bisnetos.
Após o falecimento de sua esposa em 2012, com alguns pequenos problemas de saúde prestes a completar 88 anos em abril deste ano, o Diácono retornou para o distrito de São Cristóvão, para morar junto com a família, atuando agora, na paróquia São Sebastião. Ali auxilia sua filha Marli Terezinha Polsin Brugnago, Ministra Extraordinária da Eucaristia na Capela Nossa Senhora das Graças, no Mallon, e em celebrações na Matriz de São Sebastião.
“Para a comunidade é uma alegria ser recepcionado todos os finais de semana na porta da igreja, com o sorriso e a saudação calorosa – Seja Louvado nosso Senhor Jesus Cristo – dita com entusiasmo pelo Diácono”, comentou Andrea Borille, catequista.
Os fiéis da Paróquia São Sebastião, partilhando a mesma gratidão de toda a Diocese de União da Vitória agradecem a missão do Diácono Walfrido e desejam-lhe muitos anos de vida, fidelidade e perseverança no Ministério ao qual abraçou, servindo com alegria na Igreja Particular de União da Vitória.
Texto de: André Luís Estacheski
Paróquia São Sebastião