Neste ano, a Campanha da Fraternidade completa 60 anos de ação.
Em 1961, três padres da Cáritas no Brasil, idealizaram uma campanha com o objetivo de levantar fundos para ajudar aos mais necessitados. Deram a esta ideia o nome de Campanha da Fraternidade, que foi realizada pela primeira vez na Quaresma de 1962, em Natal, no Rio Grande do Norte.
No ano seguinte, 16 dioceses do Nordeste realizaram a Campanha. E em 1964, foi lançada a Campanha da Fraternidade a nível nacional pela CNBB com o tema: “Igreja em Renovação”.
EM 2024
Para 2024, o tema será “Fraternidade e amizade social“ e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8), o mesmo abordado na campanha de 2018.
“É tempo de refletir sobre a fraternidade e a amizade social, converter o coração, promover a comunhão e não descuidar daquilo que é caro a todos nós: a dimensão social do Evangelho precisa ser redescoberta. Cuidar da vida partindo da experiência do encontro pessoal com Jesus Cristo que tem ressonâncias na comunidade, na sociedade. E o lema nos inspira a trilhar esse caminho”, disse Padre Patriky Samuel Batista, assessor de Campanhas da CNBB.
O início da Campanha se dará na Quarta-feira de Cinzas, dia 14 de fevereiro, e se encerra na quinta-feira da Semana Santa, dia 28 de março. A Coleta Nacional da Solidariedade, da Campanha da Fraternidade se dará no dia 24 de março, Domingo de Ramos.
Oração da Campanha da Fraternidade 2024
Deus Pai, vós criastes todos os seres humanos com a mesma dignidade. Vós os resgatastes pela vida, morte e ressurreição do vosso filho Jesus Cristo. E os tornastes filhos e filhas santificados no Espírito!
Ajudai-nos, nesta Quaresma, a compreender o valor da Amizade social e a viver a beleza da Fraternidade Humana aberta a todos, para além dos nossos gostos, afetos e preferências num caminho de verdadeira penitência e conversão.
Inspirai-nos um renovado compromisso batismal com a construção de um mundo novo, de diálogo, justiça, igualdade e paz! Conforme a Boa Nova do Evangelho!
Ensinai-nos a construir uma sociedade solidária sem exclusão, indiferença, violência e guerras! E que Maria, vossa serva e nossa mãe, nos eduque para fazermos vossa Santa Vontade! Amém. (EPC)
OUÇA O HINO OFICIAL
CLIP OFICIAL – ASSISTA
LETRA DO HINO – CIFRADA – BAIXE AQUI
CONTEÚDO: Site da CNBB e Portal Kairós