A Capela do Seminário Diocesano Rainha das Missões, de União da Vitória acolheu na noite de segunda-feira, 12 de fevereiro, leigos e leigas de várias Paróquias da Diocese, lideranças de Movimentos, Pastorais e Organismos, além de seminaristas, padres e o bispo diocesano, para a Palestra de abertura do Ano Acadêmico do Instituto de Filosofia e Teologia Santo Alberto Magno, do Seminário Diocesano.
A Caridade, o amor ágape, mandato de Jesus para que todos vivam, imitando sua vida e seguindo seus ensinamentos foi o tema da Palestra, que estava em sintonia com o Pilar da Caridade, um dos quatro Pilares do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese, que será vivido em 2024.
Quem tratou o assunto foi o padre José Vanol Lourenço Junior, da Diocese de São José dos Pinhais – PR, que se fundamentou na Carta de São Paulo aos Coríntios (1 Cor. 13,13), o Hino da Caridade. “Agora permanecem essas três coisas: fé, esperança e caridade. Mas a maior delas é a caridade”, escreve a citação.
Padre Vanol trouxe um pouco da biografia de São Paulo, suas viagens Missionárias, e uma abordagem de suas Cartas às Comunidades, se atendo em parte de suas colocações no tema do Amor, da Caridade, abordado por São Paulo, fazendo também a distinção dos termos gregos que expressam algum sentimento de amor: (Éros – Desejo; Filia – Amizade; Estorguém – Afeição; e Ágape – Doação), sendo este, o que deve fundamentar o amor cristão entre as pessoas, tendo ele um sentido mais alto.
“Podemos fazer muitas coisas boas, solidariedade, filantropia, mas isso pode não chegar ao grau da Caridade. Quando falamos de Caridade entra a dimensão de fé, de amor a Deus através do meu próximo. A diferença vai estar não na quantidade de obras, mas na medida de amor depositada em cada obra”, explicou o Padre.
A Aula que teve início às 19h30, teve também transmissão ao vivo pelas Redes Sociais da Diocese, feita pela Pastoral da Comunicação, gerando inteiração com perguntas feitas por internautas.
Ao final, Padre João Henrique Lunkes, Diretor do Instituto agradeceu a todos pela presença e inteiração, aos organizadores do evento, convidando também a todos a rezar pelo bispo diocesano que na data completava 61 anos.
REVEJA A TRANSMISSÃO e FOTOS ABAIXO
FOTOS – PASCOM DIOCESANA
Setor de Comunicação e
Pascom Diocesana
Diocese de União da Vitória – PR