O que você faz quando recebe um presente de uma pessoa muito querida e especial? Com certeza você vai agradecer, ficar feliz e cuidar dele com muito carinho, não é mesmo? Então, você ganhou este corpo de presente! E ele merece ser cuidado, zelado e amado.
Para manter a nossa saúde, os alimentos saudáveis são essenciais, mas eles não são o único meio de nos nutrirmos. Tudo que ouvimos, o que vemos, o que sentimos e também até mesmo o ambiente é alimento, pois são capazes de nutrir nossas emoções.
Certamente você conhece alguém que quando está ansioso quer comer, quando está nervoso ataca a geladeira, quando está triste tem vontades de alimentos gordurosos, e com isso acaba descontando na comida um sentimento que não foi tratado.
Quando nos sentimos tristes, estressados, exaustos, irritados ou até mesmo entediados é comum querermos sair ou suprir este estado fornecendo algo de prazer para o organismo. Mas depois dessa satisfação momentânea, vem a culpa e ainda acabamos nos sentindo pior do que estávamos. Por isso,….
é preciso identificar o sentimento e também as suas vontades.
Para todas estas emoções existe um alimento que vai ajudar a suprir essas necessidades. Ele se chama Amor.
O modo como você trata seu corpo provavelmente será o modo que tudo e todos a sua volta vão te tratar. O nosso corpo é nosso templo. O amor próprio faz nos sentirmos mais especiais, vigorosos, prontos para entregar a melhor energia para os afazeres do lar, do trabalho, da família, e de todo nosso ambiente.
Por isso, quando um sentimento ruim aparecer, tente se acalmar, identifique o sentimento e procure solucioná-lo utilizando o Amor. Pode ser com um copo de água, que estará se hidratando, comendo uma fruta, que é rica em nutrientes, dando um abraço, ligando para um amigo (a), lendo um livro, assistindo um filme alegre, indo a um lugar tranquilo, brincando com uma criança, fazendo uma oração. Procure uma forma de Amor para abastecer este sentimento. Ame seu corpo, e procure não descontar uma emoção na comida.
Cada refeição desperta sentimentos únicos e também nos proporciona prazer, alegria e energia. Não devemos ter medo da comida. Os alimentos são para nos nutrir e trazer saúde.
Assim, o momento da refeição deve ser preparado com muito amor, com a família sentada à mesa, contando notícias boas e projetos futuros, agradecendo o alimento, quem o preparou, o lar que temos, e a própria saúde. A refeição é o momento de compartilhar e celebrar a vida.
Você merece ter saúde, se cuidar e se amar.
Ellen Gomes – Nutricionista Materno Infantil
CRN 8 8009
(42) 99925-3335