No dia 05 de novembro foi realizado na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul, o 4° itinerário do batismo, uma nova modalidade de preparar os pais e padrinhos para celebrar este Sacramento. (Reveja a Formação anterior aqui).
Ao tratar sobre o Batismo como sacramento da iniciação crista, o Catecismo da Igreja Católica no nº 1213, escreve: “O santo Baptismo é o fundamento de toda a vida cristã, o pórtico da vida no Espírito e a porta que dá acesso aos outros sacramentos“.
O passo concreto para os fiéis viverem isso é prepara-los não somente para a celebração do Batismo, mas sim inserir os pais e padrinhos na caminhada ativa e participativa da Igreja.
Nesse ano de 2023, a Paróquia realizou quatro itinerários contando com a participação de cerca de 500 pessoas. “No final de 2022 tivemos reunião com os membros da Pastoral do Batismo e o Padre Wilibrodus Paulus Wedho, vigário paroquial, o qual nos lançou um desafio para esse trabalho. O tempo de pandemia causou transtorno de nosso trabalho. Agora, após esse 4º itinerário, com orgulho dizemos que estamos muito satisfeitos com o resultado”, comentou o casal coordenador, Elisabéte Teresinha Urbik Surmacz e Jaciel Surmacz.
Padre Wilibrodus explica de forma didática esse trabalho da Pastoral do Batismo, que indispensavelmente necessita de alguns passos.
“Primeiro – Formar a equipe da Pastoral do Batismo. Quanto mais membros seria mais fácil para trabalhar de acompanhamento personalizado aos pais e padrinhos. Segundo – Elaborar a linha de trabalho, preparar apostila para o uso nos encontros. Essa ferramenta ajuda na condução do encontro e os temas escolhidos são pertinentes para uma melhor compreensão sobre o sentido do Batismo e as responsabilidades daqueles que assumem como pais e padrinhos. Vale salientar, a importância do acompanhamento dos padres e diácono nessa dinâmica. Terceiro – Celebrar o Batismo. O ponto de chegada do acompanhamento é celebrar de forma solene o Sacramento. Na celebração do batismo, os membros da pastoral façam uma boa acolhida aos participantes. Quarto – Inserir os que participaram na caminhada de outras Pastorais. O trabalho feito com amor e dedicação dá bons frutos. “Eu presenciei esses frutos através desse trabalho. Conseguimos inserir novos membros que vieram do acompanhamento. Isso é fruto concreto”, explica o padre.
Assim testemunhou Simone Aparecida Migon e Leodélcio Culicz Soares da Silva, novos integrantes da Pastoral do Batismo “Todo o trabalho desta Pastoral incentiva e encanta a gente para fazer parte da caminhada. Estamos muito felizes fazendo parte desta família da Pastoral do Batismo”, falou o casal.
Feliz também por ver os leigos se encantarem pelo trabalho, Padre Matheus Lau Nurak, pároco, expressa que todos os cristãos devem assumir sua vocação de batizado e se inserir na caminhada de sua comunidade. “Nossa paróquia está colhendo bons frutos deste trabalho. Estamos vivendo no espírito sinodal que o Papa nos pede, e é preciso sermos Igreja Sinodal, assumindo a missão, e vivendo na Comunhão e Participação”, falou ele.
Assim lembramos o mandato de Jesus, em (Mateus 28:19-20). “Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo”.
Informações: Pastoral do Batismo
Paróquia de Rio Azul.