A Diocese de União da Vitória prepara a ordenação de dois novos padres nesses meses, sendo um no próximo domingo, em São Mateus do Sul, e outro no início de novembro, em Antonio Olinto.
Diácono Douglas Ribasz
Natural da cidade de São Mateus do Sul, Diácono Douglas Ribasz tem 26 anos de idade e se criou na Vila Palmeirinha, um dos bairros da cidade, pertencente à Paróquia São Mateus.
Filho de Clóvis de Souza Ribasz e de Luzia Cristina da Silva, Diácono Douglas é o mais velho de três irmãos.
Antes de ingressar no Seminário, em 2014, auxiliava na igreja de sua Comunidade como Coroinha e na Liturgia. Participou de alguns Retiros Vocacionais, que o fez aumentar a admiração pelo trabalho dos padres na Igreja.
Ordenado Diácono no dia 05 de fevereiro de 2022, na igreja Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, exerceu o Ministério Diaconal na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rebouças e também na Paróquia Catedral, onde está até o momento, auxiliando o padre Sidnei Reitz e o padre Aquiles Berton.
Chegado o momento de sua ordenação sacerdotal, o Diácono Douglas será ordenado padre no dia 15 de outubro, às 15h, na igreja Matriz São Mateus, em São Mateus do Sul, pelas mãos de Dom Walter Jorge Pinto, bispo diocesano. A missa será transmitida pelas Redes Sociais da Diocese e da Paróquia São Mateus.
Sua primeira missa será presidida na Capela São Benedito, na Vila Palmeirinha, em São Mateus do Sul, onde se criou.
Seu lema de ordenação é: “Esquecendo-me da coisas que para trás ficam eu prossigo para o alvo” (Fl. 3, 13-14).
Diácono Cristian Majolo Boniatti
Da cidade de Antonio Olinto, da Paróquia São José, nascido na Lapa, filho de Jaime Boniatti e Liselote Teresinha Majolo Baniatti, tendo por irmã, Sabrina Majolo Boniatti dos Santos, o Diácono Cristian Majolo Boniatti será ordenado padre no dia 04 de novembro, às 15h, na Matriz São José Castíssimo Esposo da Virgem Maria, em Antonio Olinto. A missa será transmitida pelas Redes Sociais da Diocese e da Paróquia São José.
Atualmente com 31 anos de idade, Cristian ingressou no Seminário, em União da Vitória, em 2016. Estudou 2 anos de Filosofia, 4 anos de Teologia. Concluído os estudos, iniciou seu Estágio Pastoral como Seminarista Estagiário, na igreja Catedral, em União da Vitória, onde foi ordenado Diácono no dia 25 de fevereiro deste ano. Após sua ordenação, foi designado para atuar como Diácono na Paróquia Senhor Bom Jesus, em Rebouças, auxiliando o padre Fabiano Bulcovski.
Também formado em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, graduação que realizou antes de ingressar no Seminário. Diácono Cristian será ordenado padre pelas mãos de Dom Walter Jorge Pinto, bispo da Diocese de União da Vitória.
Seu lema de ordenação é: “O meu alimento é fazer a vontade do Pai” (Jo 4,34).
Processos para um bom discernimento Vocacional
A vocação ao Sacerdócio é Dom de Deus e é chamado de Deus. Deus chama muitos jovens a viver uma vida celibatária, dedicando sua vida totalmente ao trabalho da Igreja. Esse chamado, jovem, pode estar no seu coração, mas é preciso buscar apoio para ouvi-lo. Uma vida agitada, cheia de preocupações e ocupações pode dificultar ouvir a voz de Deus, que se dá sentindo forte o coração bater ao pensar em ser padre. É como um apaixonar-se.
O Seminário Diocesano Rainha das Missões, em União da Vitória, onde o Diácono Douglas e o Diácono Cristian estudaram, oferece duas vezes ao ano Encontros Vocacionais, para ajudar àquele que pensa em ser padre, a discernir melhor a vocação. Um desse encontros acontecem nesse mês de outubro, de 20-22, para meninos acima de 15 anos, e outro dia 11 e 12 de novembro para meninos de 12-14 anos.
Manter uma vida de oração individual, uma intimidade com Deus e participar da sua Paróquia, sua Comunidade, são caminhos importantes para se perceber por qual vocação seu coração bate mais forte.
Neste ano a Igreja vive a nível nacional o 3º Ano Vocacional, e a Diocese de União da Vitória tem feito várias ações para favorece o surgimento de novas vocações.
Atualmente o Seminário Diocesano conta com 15 seminaristas internos. Dois outros que concluíram os estudos estão em Estágio Pastoral: Seminarista Daniel da Rosa, na Paróquia São Carlos Borromeu, em Paula Freitas, e Frei Kláubio, do Instituto Franciscano, que está no Santuário Diocesano, em Rio Claro do Sul – Mallet.
Deus pode estar chamando também você! Pense nisso.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR