A terceira paróquia a receber a Visita Pastoral de Dom Walter Jorge foi a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de São Mateus do Sul.
Após ter visitado a Paróquia Santo Antonio do Iratim, em Bituruna, no mês de agosto e a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cruz Machado, no início de setembro, o bispo diocesano passou quatro dias na Paróquia do Perpétuo Socorro, iniciando a Visita no dia 07 de setembro e concluindo no domingo, 10 de setembro.
A Comunidade da Matriz fez sua recepção na manhã do dia 07, onde junto com o bispo rezaram pelo bom êxito da Visita Pastoral.
As atividades foram intensas, contando com visita a empresas como a Micro-Xisto, a Paraná Xisto (Petrobrás), visita à Prefeitura Municipal, entrevistas em rádio e encontro com lideranças da Paróquia, tanto do Conselho Econômico quanto do Conselho Pastoral da Ação Evangelizadora, com membros das Pastorais, Movimentos e representantes das Capelas.
Neste encontro Dom Walter Jorge, explicou a estrutura da Igreja Católica e a importância dos fiéis estarem unidos à ela, mesmo diante das fragilidades humanas. “É preciso caminharmos em Comunhão com a Igreja, ao lado de nossos líderes religiosos. É melhor errar com a Igreja do que acertar fora dela'”, dizia o bispo.
Dom Walter também animou as Comunidades a se preocuparem umas com as outras, e não viverem um espírito de concorrência ou de separação. “Visitem as outras comunidades, ajudem, participem também nelas. Só assim podemos nos ajudar nos desafios que cada uma tem. As Comunidades devem caminhar junto com a Paróquia e a Diocese. Não pode uma Comunidade pensar em viver isolada. Ela faz parte de toda a Igreja toda”, motivava o bispo.
Dom Walter ainda ouviu as lideranças para saber como anda a vivência e preparação dos 4 Pilares do Plano Diocesano. “Vejo que esta paróquia é uma paróquia forte, tem força. Não desanimem nos desafios. Eu sei das dificuldades nas Comunidades, mas insistam, não desanimem”, dizia ele.
Acompanhado do padre Iomar e do Padre Ivo Jablonski, Dom Walter Jorge visitou e celebrou em 50% das Comunidades da Paróquia, tendo a oportunidade de conhecer de perto as riquezas e diversidades de cada Comunidade, ouvindo suas alegrias, desafios e tendo a oportunidade de dar suas orientações.
Outro momento ainda marcante durante a Visita foi a celebração Jubilar do Diácono Permanente Luiz Huk, que é da Paróquia e reside na Comunidade do Paiol Grande. A Missa dos 25 anos de Ministério Diaconal se deu no sábado, 09 de setembro, às 19h, e contou com a presença de padres, seminaristas, outros Diáconos Permanentes da Diocese, familiares, e fiéis da Comunidade Paroquial.
As Visitas Pastorais seguem conforme a agenda do bispo, estando programada no mês de outubro, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em União da Vitória.
Informações: Pascom da Paróquia Perpétuo Socorro
OUTRA FOTOS