Nos dias 2 e 3 de setembro, aconteceu no Studium Theologicum, em Curitiba (PR), o Simpósio Vocacional do Regional Sul 2 da CNBB, com o tema: “O despertar e o acompanhamento vocacional das novas gerações”. Participaram cerca de 106 pessoas, entre bispos, padres, religiosos, religiosas, leigos e leigas, de todas as arqui/dioceses do Paraná.
A Diocese de União da Vitória também esteve representada pelos padres da Formação do Seminário Diocesano, padre Marcelo A. Rosa, Padre João Henrique Lunkes, Padre Alisson Marlon, e pelos seminaritas Gabriel e Maurício.
O objetivo do Simpósio foi colher as experiências das atividades realizadas em todas as Dioceses do Paraná, na ação pelo 3º Ano Vocacional que se celebra no Brasil, ouvir opiniões dos agentes que atuam direta e indiretamente no serviço do campo vocacional, refletir sobre as novas configurações da sociedade, que interferem e afetam no processo de escuta e de respostá às vocações, e com base nisso traça linhas de ação adequadas às novas configurações sociais para se ter um resultado mais efetivo, direcionado e frutuoso do convite vocacional.
Uma das conferências foi sobre o tema: “Ambientes vocacionais”, foi proferida pelo padre Deolino. O sacerdote apresentou uma síntese sobre o que, ao longo do ano, os agentes vocacionais nas arqui/dioceses do Paraná trabalharam em suas comunidades. “Buscamos apresentar uma síntese daquilo que as dioceses enviaram, mostrando as coisas que são positivas e motivadores e também os desafios que estão presentes. Apareceram várias ideias que serão amadurecidas, a fim de que o nosso testemunho se torne mais visível, mais evidente e mais convencedor”, disse padre Deolino.
Outra fala foi ministrada pela irmã Silvia, com o tema: “Acompanhamento vocacional”. “O acompanhamento vocacional, hoje, também é um desafio, devido à sociedade em que nos encontramos. Nós não recebemos mais vocacionados de 10, 15 ou 20 anos atrás. O acompanhamento vocacional precisa de um amplo conhecimento da pessoa vocacionada e um conhecimento de si”, explicou a religiosa.
Além dos espaços de fala, ouve também trabalhos de discernimento em grupo. Ao final foi apresentado aos participantes a proposta de redação de um texto final, como fruto do Ano Vocacional, a partir das reflexões das dioceses, e no domingo, foi realizado um discernimento sobre o texto-final, com a acolhida de sugestões e modificações e a aprovação do texto.
No vídeo abaixo, a coordenação do SAV/PV e os conferencistas falam sobre o simpósio:
Informações: Site do Regional Sul 2 – CNBB