O açúcar é um ingrediente que geralmente está presente logo no início do dia na casa dos brasileiros, sendo no café, chá ou sucos. E o seu consumo em excesso pode causar sérios problemas para a saúde, doenças como diabetes tipo 2 e obesidade.
No início de nossas vidas o nosso primeiro alimento é o leite materno, que tem um leve sabor adocicado, então, nosso cérebro tende a relacionar o açúcar com prazer.
Por isso a fase da Introdução Alimentar é muito importante. Nesta fase os alimentos entrarão para garantir as necessidades nutricionais da criança, e por isso os alimentos saudáveis terão que ser preferencialmente oferecidos e se tornarão essenciais para garantir o desenvolvimento saudável do bebê.
Se neste início, onde o bebê conhece os alimentos, for oferecido alimentos industrializados ou ricos em açúcares, a tendência é que esta criança tenha preferência por estes alimentos na vida adulta.
A adição de açúcar na alimentação das crianças deve ser a partir de 2 anos de vida e o seu consumo deve ser com moderação. O que na vida real é bem difícil de acontecer. Porque é muito comum vermos crianças com balas, pirulitos e outros alimentos ricos em açúcar desde a Introdução Alimentar.
Pense em todos os alimentos que você consome durante o dia, como café, sucos industrializados, biscoitos, bolos e refrigerantes, todos que contém açúcar nos ingredientes. No final do dia, somando o açúcar de cada refeição certamente este cálculo trará para a sua consciência que a quantidade está em excesso.
Uma das doenças causadas pelo excesso de açúcar é a Diabetes tipo 2, que segundo o Ministério da Saúde, é uma doença causada pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina. A insulina é um hormônio que regula a glicose (açúcar) no sangue, e se não for controlada, a doença pode provocar complicações no coração, nos olhos, nos rins, nas artérias, e nos casos mais graves, levar à morte.
Porém, você pode estar prevenindo doenças relacionadas ao excesso de açúcar na alimentação tendo um estilo de vida saudável, contando com uma boa alimentação, rica em nutrientes, incluindo ainda a prática de atividades físicas que ajudam a controlar o nível de açúcar no sangue.
O vício do açúcar está presente em muitas famílias, e é preciso usar estratégias para equilibrar o consumo. Podemos obter este sabor doce através das frutas por exemplo, e ainda teremos os nutrientes presentes que favorecerão para a manutenção da nossa saúde.
Por isso, a família toda deve ter hábitos saudáveis para no futuro a criança ser um adulto saudável. A criança consome e aprende a comer o que a família consome.
Ellen Gomes – Nutricionista Materno Infantil
Voluntária na Cáritas de São Mateus do Sul
CRN 8 8009
(42) 99925-3335
Imagem: Site FreePik