Como podemos fazer a experiência do encontro com Jesus na Comunidade através da Palavra, a partir da experiência dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13-35)? Vejamos!
No caminho de Jerusalém para Emaús os discípulos vão tristes porque Jesus, aquele em quem colocaram suas esperanças morreu; e, para eles, não tem mais sentido continuar em Jerusalém com a comunidade dos discípulos de Jesus. Por isso, decidem voltar para Emaús e retornar à vida que tinham antes de conhecer Jesus. Mas no caminho Jesus aparece e se revela a eles aos poucos, explicando as Escrituras que falavam sobre Ele, e depois, no gesto de partir o pão. Quando o reconhecem, Jesus desaparece, mas eles percebem que lhes voltou a arder o coração como antes, quando eles ouviam os ensinamentos de Jesus, junto com os outros discípulos e os doze. Então decidem voltar à Jerusalém e à Comunidade, porque Jesus está vivo e é preciso continuar com a missão. E lá os outros discípulos confirmam com alegria que Jesus ressuscitou! (Lc 24,34).
O Valor da Comunidade
A partir da Ressurreição, os discípulos compreenderam que Jesus estará sempre com eles num lugar privilegiado: a Comunidade Cristã. Nela, se experimenta a alegria de ter visto o Ressuscitado, se compartilha a vida e a fé no Senhor. A Comunidade que permanece unida como Jesus pediu, se reveste da “força que vem do alto” (Lc 24,49), que é o Espírito Santo, o qual lembra tudo o que Jesus ensinou (Jo 14, 15-17) e transforma os discípulos em testemunhas qualificadas da Ressurreição do Senhor (Jo 15, 26-27).
Ainda hoje, é na Comunidade reunida que se encontra o Cristo e sua Palavra: “Onde dois ou três se reúnem em meu nome, eu estou ali no meio deles” (Mt 18, 20). A celebração da Eucaristia é o momento principal e mais sagrado para O encontrarmos. Nela, louvamos e bendizemos pela presença do Salvador em nosso meio. É nela que recebemos Jesus como Alimento de Vida na Palavra e no Pão Eucarístico, que nos reconhecemos como irmãos e filhos do mesmo Pai. E a partir desta experiência de encontro e celebração, o Senhor nos envia para viver o que celebramos, dando testemunho e anunciando às pessoas.
O livro dos Atos dos Apóstolos ensina que a Igreja nasce e vive a sua missão no anúncio da Palavra (At 2, 37-41), que, e na força do Espírito impulsiona a formação de comunidades de fé comprometidas com a missão de evangelizar.
O desafio atual nas Comunidades
Hoje, nossa Igreja, nossas comunidades, são chamadas à uma nova evangelização, onde é necessário recuperar a experiência das primeiras comunidades cristãs. Para encontrar o Cristo, é necessário voltar à Comunidade e fortalecê-la, porque somente no seio dela, que ora e celebra a Palavra, Jesus pode fazer o que fez com os discípulos de Emaús: “abriu-lhes a inteligência para que pudessem entender as Escrituras” (Lc 24, 45), e só quem compreende as Escrituras pode ser discípulo missionário do Senhor, comprometido com a missão da Igreja e com a transformação do mundo em que vive.
Precisamos ajudar nossas comunidades a serem comunidades orantes da Palavra, onde se compartilha a vida à luz da Palavra. A Palavra de Deus nos é dada exatamente para construir comunhão, para unir na verdade e nos ajudar a caminharmos com Cristo em direção ao Pai.
A ABP (Animação Bíblica da Pastoral) está nas Paróquias para ajudar neste importante serviço.
Pe. Joviano J. Salvatti
Assessor da ABP