Desde quinta-feira, 20 de setembro, os bispos do Paraná estiveram reunidos em Assembleia, que terminou ao meio dia de sexta-feira, 22 de setembro.
Reunidos em na Diocese de Cornério Procópio, a Assembleia esteve distribuida em três grandes blocos: o primeiro voltado a estudos e encaminhamentos; o segundo sobre questões financeiras, e o terceiro com pautas solicitadas pelos bispos ou outras pessoas e instituições.
Entre os principais temas de pautas estiveram a Missão São Paulo VI, mantida pela Igreja do Paraná na Guiné-Bissau, África; a caminhada das pastorais; a produção de subsídios do Regional; o Ano Vocacional; e questões relacionadas à caminhada pastoral da Igreja no Paraná e à administração do Regional.
Dom Geremias Steinmetz, Presidente do Regional Sul 2 da CNBB, no vídeo abaixo comenta os assuntos.
Na noite do primeiro dia da Assembleia, 21 de setembro, o episcopado paranaense encerrou as atividades do dia de Assembleia com a celebração da Eucaristia, na Catedral Cristo Rei, da diocese de Cornélio Procópio, comemorando com todo o episcopado paranaense, padres e fiéis da Diocese, os 50 anos da Diocese de Cornélio Procópio. A missa foi presidida pelo bispo diocesano, dom Marcos José dos Santos; ladeado pelo bispo emérito, dom Manoel João Francisco, pelo arcebispo de Londrina e presidente da CNBB Sul 2, dom Geremias Steinmetz; e concelebrada pelos demais bispos e pelos padres do clero diocesano e religioso. (Fotos e mais informações da missa veja Aqui).
Uma das pautas solicitadas por alguns bispos foi sobre a questão da vacinação no estado do Paraná. Para abordar o assunto, foi convidado o secretário de Saúde do Estado, Beto Preto, para falar aos bispos sobre um assunto. Ele esteve presente, com sua equipe, no final da manhã, e afirmou que a retomada da vacinação é um elemento prioritário na prevenção de doenças e está na “ordem do dia da saúde dos paranaenses”.
Em cerca de 15 minutos, o secretário apresentou ao episcopado a necessidade emergente da retomada da vacinação no Paraná, e também sobre falou sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que transmite a Dengue e a Chikungunya. Asssista o Vídeo com Beto Preto e Dom Geremias, abaixo.
ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS.
Na noite desta sexta-feira, tem início em Londrina – PR, a 43ª Assembleia do Povo de Deus, a qual também os bispos do Paraná, que estiveram reunidos em Cornélio Procópio, partipam.
Na Assembleia do Povo de Deus, bispos, padres, religiosos e religiosas, e também leigos lideranças de Pastorais, Movimentos e Orgnismos representam suas dioceses.
Da Diocese de União da Vitória participa desta Assembleia neste ano, Dom Walter Jorge, Padre João Francisco, coordenador da Ação Evangelizadora, Célio Reginaldo Calikoski, coordenador da Catequese, e Ivone Pasquali, da RCC e Cáritas.
Pela primeira vez, a Assembleia do Povo de Deus, em nível regional, será realizada fora de Curitiba. A 43ª Assembleia do Povo de Deus acontecerá na Casa de Encontros e Retiros Emaús, em Londrina (PR), de 22 a domingo, 24 de setembro.
O tema central a ser abordado será: “Paróquia Sinodal: Casa da Iniciação à Vida Cristã”, assessorado pelo arcebispo de Curitiba, dom José Antonio Peruzzo.
Um dos pontos altos da assembleia será o envio da missionária Luciane da Luz Bracisiewrcz para a Missão São Paulo VI, na Guiné-Bissau, África. A missionária pertence à diocese de Ponta Grossa e embarcará para a Guiné-Bissau na segunda-feira, dia 25 de setembro, onde integrará a comunidade da Missão São Paulo VI.
Rezemos em nossa Diocese pelo bom êxito desta reunião do Povo de Deus, na Porção dos fiéis do Paraná, com seus bispos, padres, religosos e leigos, pensando e caminhando juntos.
Informações: Site do Regional Sul 2
Com : Karina Carvalho.