Com seu pedido em carta, atendido, Dom Geraldo Majella Agnelo foi sepultado em Londrina, nesta segunda-feira, 28 de agosto, na Crípta da Catedral Metropolitana.
A Igreja Católica se despediu no sábado, 26 de agosto, do Cardeal e Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Salvador (BA), Dom Geraldo Majella Agnelo, que faleceu em Londrina, onde morava desde 2014, tendo agravamento de sua saúde por ocasião de um AVC.
Nascido em 19 de outubro de 1933, natural de Juíz de Fora – MG, Dom Geraldo foi nomeado bispo de Toledo (PR) em maio de 1982, e em outubro do mesmo ano Arcebispo de Londrina (PR), onde atuou até 1992. Entre tantas outras funções e serviços que exerceu foi também presidente da CNBB de 2003 a 2007. Criado Cardeal em 2001, pelo Papa João Paulo II, ajudou a eleger os Papas Bento 16 e o Papa Francisco.
Tendo como Lema Episcopal “Caridade com fé”, em 1983, junto com a Doutora Zilda Arns, iniciou a Pastoral da Criança em Florestópolis (PR) que se difundiu em todas as dioceses do Brasil e em alguns países Latino-Americanos, e África. O Projeto começou em Florestópolis (PR), município a 100 quilômetros de Londrina, que na época tinha 14.700 habitantes, sendo 74% deles boias-frias, que trabalhavam nos canaviais, colheitas de café e de algodão.
Segundo informações do site da Pastoral da Criança, na época, o município tinha o maior índice de mortalidade infantil do Paraná, com 127 mortes para cada mil nascidos vivos – índice comparado, na época, com o registrado no nordeste brasileiro. Em um ano, o número de mortes de crianças caiu para 28 por mil. O sucesso da experiência fez com que a Pastoral começasse a ser difundida para as cidades vizinhas e depois replicada para todas as regiões do país. Da experiência em Florestópolis, a metodologia desenvolvida por Dra. Zilda ganhou o mundo. Hoje já alcança, além do Brasil, 11 países da América Latina, África e Ásia.
No site, a Pastoral da Criança expressou: “É com grande pesar que a Pastoral da Criança recebeu a notícia do falecimento do Arcebispo Emérito, Cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo. A Pastoral da Criança gostaria de agradecer o apoio constante e incessante e por todos os anos dedicados por Dom Geraldo à missão de levar vida em abundância para as crianças e famílias pobres e se solidariza com os familiares, rogando a Deus para que sejam confortados na certeza da Ressurreição em Cristo e do retorno à casa do Pai”, dizia a nota.
Dom Geraldo Majella completaria 90 anos de idade em outubro deste ano.
A Diocese de União da Vitória, como Igreja do Paraná expressa imensa gratidão à Deus pela vida e doação de Dom Geraldo nas terras Paranaenses, como Pastor Zeloso onde atuou e pelo legado da co-fundação da Pastoral da Criança, a qual em nossa Diocese também fez e tem expressiva atuação melhorando significativamente a saúde das famílias mais vulneráveis, salvando vidas pelo trabalho de formação, informação e na ajuda emergencial.
Descanse em Paz! Que o Senhor o acolha na morada eterna.
Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR