A obesidade é o acúmulo de excesso de gordura, uma doença que pode ocorrer devido a alimentação inadequada, sedentarismo e outros fatores, atingindo 1 em cada 4 brasileiros, totalizando 61,7% da população adulta.
Alguns Riscos
O risco da obesidade está em a doença evoluir e causar uma série de complicações no organismo, podendo favorecer o desenvolvimento de outras doenças como a diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares, onde a gordura que se aloja ao redor dos órgãos aumenta o risco de entupimento das artérias, impedindo que o coração trabalhe mantendo a circulação sanguínea. Isso aumenta a pressão arterial e pode provocar infartos e derrames.
Também há o risco da apneia do sono, onde ocorre a interrupção da respiração enquanto o indivíduo dorme, pois, a gordura acumulada, dificulta a passagem de ar pelas vias aéreas, o que faz com que a pessoa sofra para respirar, e agrava os quadros de hipertensão e arritmias. Outro risco associado a obesidade é a esteatose hepática, que prejudica a função do fígado devido ao acúmulo da gordura podendo ocasionar cirrose ou câncer.
A obesidade é uma doença grave, e estas complicações acabam interferindo nas funções do organismo e na qualidade de vida das pessoas. Mas também ela pode ser evitada e tratada, assim que o indivíduo tem a consciência da importância da sua saúde e aplica algumas mudanças de hábitos. O que requer o acompanhamento e orientação de especialistas, como Nutricionista, Médico, Psicólogo, Profissional de Educação Física, … o que vai permitir a recuperação da saúde sem correr perigo.
Como evitar a Obesidade
Por isso incentivo as pessoas a melhorarem seus hábitos alimentares e adicionar exercícios físicos na sua rotina, pois, o seu corpo precisa estar em equilíbrio quanto a quantidade de calorias que consome e a energia que seu corpo utiliza durante o dia.
Seu organismo é sábio, consumir alimentos em excesso e não gastar esta energia, fará seu cérebro mandar um sinal que precisa reservar esta energia como estoque porque um dia irá faltar. E por outro lado, deixar o organismo muito tempo em jejum durante o dia, fará seu cérebro mandar o comando para seu corpo também guardar energia sempre que vier alimentos, pois sempre está faltando. Portanto, consumir alimentos em excesso e ficar muito tempo em jejum não são aconselháveis para a manutenção da saúde.
Seu cérebro precisa entender que sempre virá alimento, e não precisa reservar energia. Por isso as refeições principais devem ser completas, contendo todos os grupos dos alimentos, dando preferência principalmente para frutas e vegetais da época e alimentos saudáveis. E os lanches devem ser leves, com frutas por exemplo.
A água entra como papel principal na manutenção dos sistemas do organismo. Com os cuidados e orientações adequados, é possível reverter o quadro da obesidade trazendo a saúde de volta.
Você merece ter saúde, se cuidar e se amar.
Ellen Gomes – Nutricionista Materno Infantil
E Voluntária na Cáritas de São Mateus do Sul
CRN 8 8009
(42) 9 9925-3335