Celebrado nesta sexta-feira, 16 de Junho, o Sagrado Coração de Jesus é padroeiro da Diocese de União da Vitória.
Dom Walter Jorge, bispo diocesano, faz abaixo uma bela e profunda reflexão sobre o Significado e o valor desta Celebração. Reflita sobre esse texto.
A Cruz é o ponto central da manifestação do amor de Deus pelo mundo e o Coração de Jesus, transpassado pela lança, é o sinal maior deste amor ali manifestado.
Quando queremos falar de amor verdadeiro, o coração é o símbolo mais forte, pois é como se fosse o “lugar” em que sentimos tal amor. Para o ser humano, dar o coração a alguém significa doar-se por amor a este alguém.
Assim fez Jesus na Cruz, doou-se inteiramente a nós, por meio de um amor incalculável. Seu Coração Sagrado ali se revelou como uma fonte perene, bem como uma fornalha ardente de amor na sua expressão mais alta, a caridade. Diante de um amor assim, quem não se sentirá amado e acolhido, mesmo apesar de seus pecados?
O Sagrado Coração de Jesus, transpassado pelo amor dos homens, nos leva também a compreender que nenhum sofrimento nesta vida fica sem sentido, mesmo aqueles que não compreendemos ou nos custa aceitar. Para isso, é preciso nos deixarmos confortar por este amor, aceitando o convite do Senhor para irmos a Ele e aprendermos de Coração manso e humilde.
Da fonte de amor que jorra do Coração Sagrado de Cristo precisamos beber constantemente, não só para saciar a nossa sede de vida e de amor, mas também para aprendermos a amar, pois só o amor é capaz de fazer a vida valer a pena, nada mais!
Conheceremos que o amor de Deus age em nós à medida que formos capazes de amar nossos irmãos (Cf. 1 Jo 4, 11-12). O amor a Deus e ao próximo é a marca central da fé cristã e a força que não permite “sermos subjugados por ideologias e comportamentos que não estão em sintonia com nossa dignidade de cristãos”. É amando as pessoas que permaneceremos no amor de Deus e Deus permanecerá em nós (Cf. 1 Jo, 4,13). Somente respondendo com este amor é que poderemos agradecer o imenso amor com que fomos e somos amados, pois “amor só se paga com amor”.
Ser amado por Deus e amar o próximo por causa deste amor é a única e verdadeira devoção ao Sagrado Coração de Jesus.
Viva o Sagrado Coração de Jesus!
Texto de: Dom Walter Jorge Pinto
Bispo da Diocese de União da Vitória – PR