Nos dias 26, 27 e 28 de maio aconteceu a Assembleia da Pastoral da Educação do Regional Sul 2 da CNBB, em Guarapuava. Participaram integrantes de diversas dioceses do Paraná representadas por bispos, padres e diáconos assessores, coordenações e agentes da Pastoral.
O encontro foi organizado em três momentos: estudo das Diretrizes da Pastoral no Paraná, com sua fundamentação no Evangelho e de acordo com os Documentos da Igreja; Formação com profissionais da saúde mental e Eleição da nova coordenação.
No assunto da saúde mental, o psiquiatra José Cleber Ferreira falou da importância da saúde mental dos adolescentes, os sinais de alerta aos pais e professores quando as coisas não estão bem com os jovens e das medidas cabíveis na família e na escola diante de tais situações. A psicóloga Carolina Gomes da Silva, trabalhou as estratégias de regulação emocional, sobre a forma como lidamos com nossas emoções e as consequências de nossas (re) ações diante destes sentimentos.
A Diocese de União da Vitória foi representada pelo assessor, diácono Cristian Boniatti, pela coordenadora Marcela Chamee Sydol e pelas agentes Rita de Cássia Halu e Iliane.
Segundo a professora Rita o encontro lhe proporcionou momentos de alegria, conhecimento, reflexão e conexão com os participantes do encontro. “Com certeza vou aproveitar estas experiências nas práticas pedagógicas com os alunos”, afirmou ela.
Para a professora Iliane, o Ecumenismo proposto pelo Papa no campo da Educação traz apoio e abertura para melhor se viver o aspecto social religioso nas escolas. “O ecumenismo, proposto pelo Papa Francisco, nos traz esperança para nos relacionarmos com o “outro” social, cultural e religioso nos ambientes pedagógicos para que o estudante seja um ser fortalecido em seus princípios, valores e, principalmente, sabendo se colocar no lugar do outro”, comentou.
No domingo, último dia do encontro, aconteceu a eleição da nova coordenação, eleita em forma de aclamação, tendo alteração apenas nos cargos de vice-coordenação e secretaria.
Diante de tantas fragilidades encontradas nas escolas, a Pastoral da Educação vem promover, articular e organizar ações evangelizadoras no mundo da educação, compreendido como pessoas, instituições e ambientes relacionados à educação.
Se você vê em sua paróquia uma oportunidade de iniciar os trabalhos desta Pastoral, procure o assessor ou a coordenadora para maiores orientações.
Informações: Professora Marcela Chamee Sydol
Pastoral da Educação
Diocese e União da Vitória – PR