Assessor da Pastoral Familiar na Diocese de União da Vitória, padre Antonio Carlos Rodrigues, pároco da Paróquia Santa Bárbara, em Bituruna, fez a representação da Diocese de União da Vitória no 13º Simpósio Nacional e Peregrinação das Famílias.
O evento que se deu nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida – SP, iniciou com uma recepção às famílias e demais participantes presentes, vindos das mais diversas dioceses do Brasil.
“Todos os Regionais da CNBB estavam representados por várias famílias da Pastoral Familiar embora não tenha havido representação de todas as Dioceses como a nossa, por exemplo. Quem sabe conseguiremos participar do 14º Simpósio e Peregrinação Nacional das Famílias ano que vem nos 25 e 26 de maio de 2024”, comentou padre Antonio Carlos.
A peregrinação nacional das famílias teve inicio em 2009 a pedido do então presidente da Comissão Vida e Família da CNBB, Dom Orlando Brandes, hoje Arcebispo de Aparecida, SP. Em 2011, o Simpósio foi iniciado com o intuito de ser um espaço de formação para as famílias, o que vem acontecendo todos os anos.
Neste ano, o Simpósio teve como tema: “Família, fonte de vocações” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho (Lc, 32-33) ”, em comunhão com o 3º Ano Vocacional, celebrado no Brasil.
Entre as atividades que envolveram o encontro se deu um momento de adoração ao Santíssimo; reflexão da Palavra de Deus; testemunho do casal Douglas e Camila da Diocese de Guarapuava – PR, e do leigo consagrado, Ricardo, que vive a sua vocação na Fazenda da Esperança – RJ; e a exposição do Tema central: “A Família, fonte de vocações” por Dom José Alburqueque de Araújo, bispo de Parintins, Estado do Amazonas e membro da Comissão dos Ministérios Ordenados e Vida Consagrada da CNBB.
No sábado, as atividades se encerraram com a Missa, às 18h, no Santuário de Aparecida, presidida por Dom Bruno Elizeu Versari, Bispo de Campo Mourão e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB.
No Domingo, às 7h30, as famílias se encontraram no Caminho do Rosário, para a oração do terço vocacional, e ao meio dia para a Santa Missa na Basílica, que encerrou o Simpósio.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR