Neste mês de julho a Diocese de União da Vitória inicia seu envolvimento no Projeto do Regional Sul 2, que forma a Igreja Católica no Paraná, do envio de 25 mil Bíblias para a África.
Além da motivação por parte de nosso clero e a contribuição dos fiéis, a ação envolverá diretamente membros da Ação Evangelizadora da Diocese, e os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), que receberão os folders para as suas paróquias, assim como, ao final, ficarão incumbidos de recolher os folders e entregar o valor das contribuições em dinheiro para a Diocese, que o repassará ao Regional Sul 2 da CNBB.
Como será a ação?
A proposta é que cada Ministro (a) consiga o valor de, ao menos, uma Bíblia (R$36,90), mas que, preferencialmente, não tire do próprio bolso. Cada um receberá um folder, com o qual será motivado a convidar 10 pessoas para o ajudar a adquirir uma Bíblia.
Nesse folder, há um QR Code que o leva ao site, onde ele pode assistir vídeos sobre a Missão, apaixonar-se por ela e falar dela às pessoas. Por isso, não se trata de uma tarefa de pedir dinheiro, mas sim de uma ação evangelizadora missionária.
A cada pessoa que ajudou, como gratidão, o Ministro (a) oferecerá um marcador de páginas para ser usado, preferencialmente, na Bíblia. É uma recordação de que ajudou uma pessoa ou família na Guiné-Bissau a ter acesse à Palavra de Deus.
Qual o prazo para esta Ação?
Na Diocese de União da Vitória o prazo para que todas as arrecadações cheguem na Cúria Diocesana é o dia 15 de agosto. Após esta data, todas as contribuições serão enviadas ao Regional Sul 2, em Curitiba.
A ação em todo o Paraná se desenvolverá até o dia 24 de setembro. Após esta data, o Regional Sul 2 dará início ao processo de envio. Será produzida uma capa personalizada, um encarte e feita a encomenda na editora Edições CNBB. A previsão é de que, até janeiro de 2024 as Bíblias estejam prontas para serem despachadas via container e, até a Páscoa (31 de março), esteja nas mãos do povo guineense, na África.
Por que esta ação?
Em 2016, com o protagonismo dos catequistas e catequizandos, a Igreja do Paraná assumiu a ação evangelizadora: “Missão Palavra e Pão”, com a qual foi possível enviar 25 mil Bíblias para as duas dioceses presentes no país da Guiné-Bissau: Bissau e Bafatá. As Bíblias fizeram um bem enorme ao povo guineense, sendo um instrumento essencial para a evangelização e a catequese.
Em novembro de 2022, o arcebispo de Londrina (PR) e presidente da CNBB Regional Sul 2, dom Geremias Steinmetz, realizou uma visita pastoral missionária à Guiné-Bissau, onde, desde 2014, a Igreja do Paraná mantém a Missão São Paulo VI, na cidade de Quebo, diocese de Bafatá. Estando lá, ele tomou conhecimento de que aquelas Bíblias, que chegaram no ano de 2017, estão acabando, enquanto o número de cristãos tem aumentado.
Ao retornar para o Brasil, dom Geremias apresentou essa necessidade aos bispos e, juntamente com o Conselho Missionário Regional (COMIRE), propôs a realização de uma nova ação evangelizadora, a fim de enviar mais Bíblias para a igreja guineense.
Assista ao vídeo
No QR Code ao lado, assista ao vídeo publicado no dia 15 de maio, com a mensagem motivadora dos bispos do Paraná, marcando o início desta ação evangelizadora “Missão Palavra e Pão: 25 mil Bíblias para África”.
Seja você também nosso Diocesano, um missionário nesta ação, ajudando com um valor para a compra dessas Bíblias.
Informações: Regional Sul 2.
https://l1nq.com/X60L0