A Pastoral Litúrgica na Paróquia
A Pastoral Litúrgica tem como objetivo animar a vida litúrgica por uma participação ativa, consciente e plena de todos nas celebrações litúrgicas, mediante uma preparação organizada, para o alcance dos melhores frutos espirituais e pastorais. A liturgia bem celebrada leva as pessoas à experiência íntima e plena da vida cristã, sobretudo do Mistério Pascal.
Na Matriz e em suas Comunidades, a Pastoral da Liturgia tem por fim promover encontros de formação; organizar e preparar as celebrações litúrgicas; incentivar a vida litúrgica e a espiritualidade cristã; articular com as demais pastorais, organismos e serviços as celebrações dos sacramentos.
Quem Participa?
Párocos e Diáconos Permanentes (se houver); Coordenação dos MECE’s; Coordenação dos acólitos/coroinhas; Coordenação das equipes de canto; Representante dos leitores; Equipe de acolhida; Sacristão/zelador; Equipe de ornamentação.
A primeira função da Pastoral Litúrgica é organizar a Liturgia que acontece em cada comunidade, através da:
– Equipe litúrgica que deve ser responsável pela organização de todo o trabalho litúrgico da comunidade: missas, celebrações, horas santas, procissões, celebrações catequéticas, etc.
– Equipes de celebração que são encarregadas de fazer acontecer a celebração; em sintonia com o pessoal da música e com o padre.
– Equipe do ministério da música, responsável pela música nas celebrações; que deve conhecer bem e ensaiar os cânticos com a comunidade.
“A celebração é o espelho da comunidade“: quer dizer, uma comunidade organizada, funcional e acolhedora é refletida nas liturgias.
Se buscamos uma Pastoral de Liturgia que tenha o “rosto” da Diocese, precisamos ir definindo as expressões desta face nas paróquias e em cada comunidade.
Assim, à luz das diretrizes da Ação Evangelizadora do Regional Sul 2 da CNBB e do Plano Diocesano, teremos o reflexo da unidade eclesial deste rosto.
Pe. Alisson Marlon
Assessor da Pastoral Litúrgica