A Palavra de Deus na Liturgia e nos Sacramentos
Prosseguindo nossas reflexões sobre a Animação Bíblica da Pastoral dentro do ‘Pilar da Palavra’ desta vez iremos refletir sobre o lugar e a importância da Palavra de Deus na Liturgia da Igreja, Liturgia que é, inclusive, o foco de trabalho do ‘Pilar do Pão’ do nosso Plano Diocesano, em aplicação neste ano.
A Liturgia celebra o mistério de Cristo, isto é, a ação salvífica de Jesus realizada através de suas obras e palavras. Todas as ações litúrgicas têm a finalidade de dar culto ao Pai, através de Jesus Cristo, no Espírito Santo, e de santificar cada um dos fiéis que formam a Igreja de Cristo. A Igreja é casa da Palavra, e, por isso, ela deve cuidar para que a Palavra, que é o meio através do qual Deus se dirige ao seu povo, seja a fonte inspiradora de toda ação litúrgica. A liturgia tem a ver com a vida, com a sua celebração, e, principalmente, com a nossa salvação.
Quando se lê a Sagrada Escritura na Liturgia, seja na celebração dos sacramentos ou ritos sacramentais, é o próprio Cristo que fala, e a celebração litúrgica se torna um fecundo diálogo entre o Senhor e os seus discípulos, um diálogo onde Deus fala ao seu povo, e o povo responde a Deus cantando ou rezando. Este diálogo é mediado pelo Espírito Santo. É a ação do Espírito Santo que anima a Palavra proclamada aos fiéis, levando-os a acolhê-la pela fé e colocá-la em prática. E o Espírito Santo também age através da Palavra proclamada na liturgia para motivar a unidade dos fiéis, para que se tornem um em Cristo (Jo 17,21) e para suscitar dons e carismas de acordo com as necessidades de cada comunidade (1Cor 12,4-11).
Uma das tarefas da ABP é ajudar para que em toda a ação evangelizadora da Igreja, todos compreendam a relação estreita existente entre a Palavra, a liturgia e os sacramentos. A liturgia da Palavra é parte essencial de cada um dos sacramentos da Igreja. A Palavra anuncia e explica o que o sacramento realiza na pessoa que o recebe. Por isso, a preparação e a celebração de cada sacramento devem estar inspiradas na Palavra, para que os fiéis compreendam o significado do sacramento que recebem. Assim, a ABP quer ajudar os fiéis a descobrirem que a Palavra realiza neles o que ela anuncia (Is 55, 10-11).
Pe. Joviano Salvatti
Assessor da ABP