Desde segunda-feira, 8 de maio, 22 padres que coordenam a ação evangelizadora nas 18 arqui/dioceses do Paraná e na metropolia e eparquia ucranianas estiveram reunidos no Centro de Evangelização Família Sagrada (CEFAS), em Apucarana (PR). O encontro foi conduzido pelo bispo de Paranavaí (PR) e secretário do Regional Sul 2 da CNBB, dom Mário Spaki; e pelo secretário-executivo, padre Valdecir Badzinski.
Cada um desses padres é responsável por auxiliar o bispo diocesano na condução de todo o trabalho de evangelização e articulação nas dioceses. Em torno de 20 temas estiveram em pauta nos três dias de encontro, entre eles a preparação para a 43ª Assembleia do Povo de Deus, que se realizará em Londrina nos dias 22 a 24 de setembro; as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil; o Ano Vocacional; a Pastoral da Ecologia Integral; a Pastoral Litúrgica e a nova tradução do Missal Romano; e a Pastoral da Criança, etc.
Representando a Diocese de União da Vitória, padre João Francisco Sieklicki, falou ao site da Diocese sobre algumas das temáticas do Encontro. “Destacou-se a continuidade da Assembleia do Povo de Deus do ano passado, tendo a Iniciação à Vida Cristã como ponto alto. Neste ano a Assembleia do Povo de Deus, em setembro irá abordar a Sinodalidade, o trabalho em comunhão de nossas comunidades. É este o conjunto de ações de evangelização que nosso Estado do Paraná pretende realizar junto com todas as Dioceses”, comentou padre João, coordenador da Ação Evangelizadora.
Áudio Pe. João Francisco Sieklicki
No primeiro dia do encontro também esteve presente o arcebispo de Londrina (PR) e presidente do Regional Sul 2 da CNBB, dom Geremias Steinmetz, que falou da ação do Paraná em mandar bíblias para a África. “Pretendemos enviar mais 25 mil Bíblias já nos primeiros meses de 2024, para a Guiné-Bissau, na África, onde temos lá o projeto de evangelização do Paraná, a fim de ajudar aquele povo a conhecer melhor a Palavra de Deus”, disse ele.
O presidente do Regional Sul 2 também reforçou a temática da Sinodalidade. “A Igreja quer dar um sinal e, acima de tudo, um exemplo, de que é possível caminhar junto com todos, valorizando a palavra de todos e, especialmente, alargando o espaço da tenda da Igreja para que todas as pessoas possam encontrar acolhida”, afirmou dom Geremias.
Padre Valdecir Badzinski, secretário executivo do Regional comentou que a reunião com os coordenadores da Ação Evangelizadora tem o propósito de pensar o coletivo das dioceses do Paraná. “Reunidos aqui, nós fazemos comunhão, proximidade e pensamos os grandes projetos de evangelização. Por isso, é de grande importância, ao menos uma vez por ano, nos reunirmos para esse trabalho de grande envergadura para a evangelização”, afirmou.
O Encontro contou também com momentos celebrativos da Santa Missa. No primeiro dia, na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana (PR), com a presidência de dom Geremias Steinmetz, ladeado por dom Mário e pelo bispo diocesano de Apucarana, dom Carlos José de Oliveira. Na terça-feira, na paróquia Santuário São José, presidida por dom Mário, ladeado pelo padre Marcos Bertanha, da diocese de Apucarana, e pelo padre Genivaldo Ubinge, da arquidiocese de Maringá, e na quarta-feira, no encerramento, com o bispo de Apucarana, dom Carlos José.
Informações: Site CNBB Sul 2