A diocese de União da Vitória participou com alguns padres e com seu bispo diocesano, do 15º Torneio Regional dos Presbíteros do Paraná, nos dias 22 e 23 de maio, em São José dos Pinhais. No total participaram 192 padres, de 17 arqui/dioceses do Paraná, e quatro bispos: dom Walter Jorge Pinto (bispo de União da Vitória e referencial para os presbíteros no Paraná), dom Celso Antônio Marchiori (bispo de São José dos Pinhais), dom Edgar Xavier Ertl (bispo de Palmas-Francisco Beltrão) e dom Antônio Wagner da Silva (bispo emérito de Guarapuava).
Os padres da Diocese de União da Vitória que participaram foram: Padre Sidnei Reitz, Padre João Francisco, Padre Diego Nakalski, Padre Alisson Marlon, Padre Renildo Vieira, Padre Jonas, Padre Nelson Kovalski, padre Ermildo Krasovski, Padre Marcelo Antonio, Padre Levi, Padre Evaldo, Padre João Henrique, Junto com os padres da Diocese foram também, padres do Rito Ucraniano: Padre Ricardo, Padre Michael e Padre Samuel, e padres da Diocese de Caçador – SC: Padre Ederson Iarochevski, Padre Eleandro, e Padre Elizeu.
Anualmente, o torneio é promovido e organizado pela Comissão Regional de Presbíteros (CRP) e traz cinco modalidades: futebol, vôlei, tênis de mesa, canastra e truco. O objetivo do evento é promover o convívio entre padres do Paraná, por meio de um encontro onde rezam juntos, partilham a vida e realizam um momento de lazer e confraternização.
A programação do torneio começou na noite da segunda-feira, 22 de maio. Os padres realizaram um momento de espiritualidade, a partir do Ano Vocacional, na capela São Sebastião, da paróquia São Marcos, em Campo Largo da Roseira. Em seguida, eles tiveram o jantar e depois o sorteio para definir os adversários em cada modalidade esportiva. Logo após, teve início os jogos de canastra, truco e tênis de mesa.
Na manhã da terça-feira, 23 de maio, eles deram início aos jogos de futebol e de vôlei. Ao final dos jogos, antes do almoço, eles realizam a premiação dos campeões, com a entrega de troféu e medalhas.
Os vencedores de cada modalidade nessa 15ª edição foram:
Futebol: Diocese de Toledo
Vôlei: Diocese de União da Vitória
Tênis de mesa: Padre Ricardo Pioner – Diocese de Toledo
Canastra: Padre Ivanildo Gasparin e padre Ivan Luiz Walter – Diocese de Foz do Iguaçu
Truco: Padre Marcelo Holdefer e padre Aldemir Belaver – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão
O presidente da Comissão Regional de Presbíteros, padre Emerson Lipinski, afirmou que o maior objetivo do evento é promover a fraternidade presbiteral, por meio do convívio e do lazer entre padres. “Por vezes, os padres vivem num ambiente muito austero, de muita diligência, isso gera certo esgotamento físico e psíquico. Mas nesse torneio deu para perceber que os padres estavam alegres, pelo simples fato de estarem juntos. Eles voltaram animados para as suas dioceses”, afirmou o padre.
Curiosidades sobre o torneio
Além dos campeões, os 2º e 3º lugares de cada modalidade também recebem prêmios. Também são realizadas outras premiações como de maior artilheiro e de goleiro menos vazado. Neste ano, o padre mais velho a participar do futebol também foi premiado.
Artilheiro: Padre Mauro Cassimiro – Diocese de Toledo
Goleiro menos vazado: Padre Edson Júnior dos Santos – Diocese de Palmas-Francisco Beltrão
Padre mais velho no futebol (71 anos): Padre Pedro Gonçalves Sobrinho – Arquidiocese de Londrina
A diocese de Toledo será a sede do torneio no ano de 2024, e nessa 15ª edição ela obteve o maior número de premiações, além disso, Toledo é a diocese que venceu o torneio de tênis de mesa em todas as edições.
História do Torneio
No ano de 2007, cinco dioceses, de forma quase que espontânea reuniram-se para um torneio de futebol, que foi crescendo e ganhando grandes proporções. Quando surgiu a pastoral presbiteral, ela assumiu a organização do evento, com o intuito de que fosse um momento para proporcionar fraternidade entre os padres.
Um dos pioneiros da iniciativa, foi o Padre Gaspar Gonçalves da Silva, da diocese de Campo Mourão, que participou de 14, das 15 edições do torneio. “A experiência iniciou em Campo Mourão, no ano de 2007. Na época, o padre João da Silva, que era presidente da associação dos presbíteros de Campo Mourão, convidou a diocese de Toledo, de Guarapuava, de Apucarana e de Cascavel para realizar um torneio de futebol. Então, começamos a repetir a experiência em cada ano, e cada vez mais dioceses vinham participar, até que se tornou um encontro regional. O torneio é sempre uma experiência muito gratificante de partilha de vida, de confraternização e oração”, contou padre Gaspar.
Karina de Carvalho –
Assessora de Comunicação da CNBB Sul 2
Fotos: Edenilson Carlos Mulazani –
PASCOM Diocese de São José dos Pinhais