Nos dias 22 e 23 de abril, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em São Mateus do Sul acolheu um encontro a nível diocesano sobre a Pastoral da Sobriedade.
Visando implantar a Pastoral nas paróquias da Diocese, leigos das diversas paróquias se fizeram presentes no encontro formativo que durou dois dias e foi assessorado por membros da Equipe do Regional do Paraná da Pastoral da Sobriedade, Marcelo Esteves, coordenador, e Claudimar Barbosa, vice-coordenador.
“Nossa formação traz a história da Pastoral em todo o Brasil e no Paraná, apresenta suas frentes de ação, seus fundamentos e organização, para ajudar os novos grupos de autoajuda a terem conhecimento da Pastoral, a qual foi definida pela CNBB também como um Organismo, vendo ela como uma necessidade e urgência a se ter nas paróquias, por ser uma urgência social de ajuda às famílias”, explicou o Coordenador.
Celebrando 25 anos de criação no Brasil, naquele sábado dia 22, a Pastoral teve início em 1998, por iniciativa de Dom Irineu Danelon, na época bispo diocesano da Diocese de Lins, São Paulo, o qual presenciou em sua família o drama de familiares presos à dependência química. Visando esse cuidado com as pessoas e suas famílias, decidiu dar início à uma Pastoral que trabalhasse a Sobriedade em todos os âmbitos da vida humana, não apenas na dependência química, mas em qualquer outro tipo de dependência.
“Tendo ela também uma fundamentação teológica e bíblica, a Palavra de Deus é fundamento da recuperação do dependente e do acompanhamento com os familiares”, disse também o vice-coordenador regional, Claudimar.
No Brasil, a Pastoral tem hoje mais de 1.500 grupos e está presente em 10 dioceses no Paraná.
A Diocese de União da Vitória, buscando ampliar suas ações na ação social evangelizadora, deseja ampliar essa ação, tendo em vista que no próximo ano, entra em vigor o Pilar da Caridade, um dos Pilares do Plano Diocesano da Ação Evangelizadora da Diocese.
Convidados então pelo padre Iomar Otto, assessor da Pastoral da Sobriedade na Diocese, a equipe regional esteve presente para ajudar a iniciar o primeiro grupo a nível diocesano.
Com pessoas de algumas paróquias da Diocese presente, foi possível dar esse primeiro passo, ficando constituída a Equipe Diocesana com as seguintes pessoas: Padre Iomar Otto, assessor; Denise Maria Biesczad, da paróquia São Mateus, coordenadora; José Denilson Ferreira de Andrade, de Rio Azul, vice-coordenador; Josefa de Fátima Rafalski da Cruz, da Paróquia São Mateus, secretária; e João Maria Andrade, da Paróquia Perpétuo Socorro, tesoureiro.
Os Grupos de autoajuda da Pastoral da Sobriedade devem se encontrar semanalmente para suas reuniões.
Postagem e Fotos: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRA IMAGENS