Fundamentado no Plano Diocesano da Ação Evangelizadora (PDAE), que trabalha neste ano o Pilar do Pão – Liturgia, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Rio Azul, promoveu encontros de formação para 280 coroinhas das comunidades do interior. Os encontros foram feitos em cinco comunidades, distribuídas por Setor. Na matriz, que conta atualmente com 65, os encontros ocorrem mensalmente.
“Os coroinhas que realizam o serviço do altar nas celebrações litúrgicas devem apreender alguns princípios desse serviço, que desperta vocações e anima a juventude a viver os valores cristãos”, destacou o pároco, padre Mateus.
As formações foram realizadas pela coordenadora paroquial dos coroinhas, Luciana Gazziero, pelo padre Mateus, pároco, tendo a animação com Claudinei Messias dos Santos. “Esses encontros eram um projeto antigo, que foi adiado devido a pandemia. Sempre pensei que as crianças da matriz tinham mais oportunidades que as das comunidades do interior; em várias comunidades nem havia coroinhas. Por isso, com a ajuda do Padre Mateus, incentivamos um coordenador (a) em cada comunidade, que conduz as crianças, promovendo ensaios e as orientações necessárias. Temos um trabalho em conjunto que tem dado muito resultado. As crianças motivadas, atraem seus pais e familiares para participarem das celebrações”, comentou Luciana.
As formações que devem continuar, motivando novo coroinhas a entrarem neste serviço envolveram a história e origem dos coroinhas, obrigações e responsabilidades, partes da Missa e Celebração da Palavra, e objetos litúrgicos, para assim servirem ao altar com conhecimento, responsabilidade e fervor.
Postagem: Setor de Comunicação
Diocese de União da Vitória – PR
OUTRAS IMAGENS
Legal,etc.
Legal, divertido, bonito, todos tem que ajudar o próximo.