Foi publicada nesta semana a 2ª edição de 2023 do Jornal Diocesano, Estrela Matutina, com suas versões online, pdf e impressa.
As paróquias começam a receber a partir deste semana, estando disponível aos fiéis na igreja, e escritórios paroquiais.
Estando no mês do aniversário da Diocese de União da Vitória, um breve histórico na página 02 ajudará o leitor a saber as origens da caminhada da Diocese e sua situação atual.
Continuando a passar pelas outras páginas, você se deparará com o artigo de nosso bispo diocesano, que todo mês traz um assunto de grande importância para nossa reflexão e construção de uma consciência autenticamente cristã.
Passando para as páginas seguintes, além de alguns artigos de espiritualidade, como a reflexão do Salmo; artigos de formação, como as novas instruções da caminhada catequética na Diocese, e o artigo sobre a o Sacramento da Confissão, na coluna ‘As Leis da Igreja e na Igreja’, o Estrela Matutina traz notícias que aconteceram em algumas paróquias desta Diocese, em especial com jovens, adolescentes e crianças, com encontros e formações que geram consciência cristã, na geração que dará continuidade à caminhada de nossa Igreja.
Com as mudanças que a Catequese teve na sua forma e metodologia, causando também mudanças no Calendário dos Encontros, as Crismas e Primeiras Eucaristias a partir deste ano começam a ser celebradas no Tempo Pascal. A calendarização das celebrações das Crismas você acompanha na página 11, com as primeiras a serem celebradas no mês de abril em alguma Paróquias. As matrículas e rematrículas das novas turmas se dão também no mês de abril e maio, e os primeiros encontros se iniciam em junho.
Falando em Catequese, sugerimos uma leitura ao artigo do padre Sidnei Reitz, na página 04, no qual comenta sobre a importância e o sentido de se obedecer às Leis de Deus, incentivando os catequistas a ensinarem os catequisandos sobre o lado frutuoso da obediência às Leis.
Nesta edição, ainda destacamos, na página 05, a Ordenação de mais um diácono transitório para nossa Igreja. A caminho do sacerdócio, o seminarista ordenado soma-se ao clero da Diocese, sendo motivo de alegria a todos os diocesanos pela expectativa de mais um padre, em 2023.
Na página 12, você tem um breve conteúdo sobre dois dos 4 Pilares do Plano Diocesano, ‘Pilar da Palavra’ e ‘Pilar do Pão’. Há novidades nesses textos trazendo objetivos neste ano na Diocese.
Assim, com as informações desta edição do Estrela Matutina, desejamos uma ótima formação a você, sua família e Comunidade Paroquial. Boa caminhada quaresmal a todos, rumo à vitória com Cristo – ‘Nossa Páscoa’.
ACESSE O ESTRELA NOS LINKS ABAIXO
Marcelo S. de Lara
Editor-Chefe
fmslara37@gmail.com